Você Está
Início > Notícias > Cidade > Comunidades Quilombola e Picadas recebem atividade de campo

Comunidades Quilombola e Picadas recebem atividade de campo

Foi realizada no dia 21 de março, uma atividade de campo com as comunidades Quilombola e Picadas, em Rosário do Sul. Na ocasião, os moradores das localidades tiveram a oportunidade de conversar com os técnicos da Emater, Moacir Bonoto e Angela Fernanda Binsceld; bem como com o secretário municipal da Agricultura, Fabiano Barroso, sobre o projeto piloto para plantação de mandioca e batata doce, falando sobre as técnicas e manejo para o aumento da produção.

Projeto fala sobre plantação de batata doce e mandioca

De acordo com o técnico em Agropecuária, Moacir Bonoto, a Emater atua em diversos projetos no interior do município, com atividades de extensão rural. Neste, especificamente, prestam serviço de assistência técnica no plantio das culturas, além de orientação para encaminhamento de documentação, como o talão do produtor. As famílias também são incentivadas a produzir para o consumo próprio, e também para o comércio local. “Além de oferecer um produto de qualidade, fresquinho, que é colhido e que no outro dia já está no mercado. A gente incentiva essa produção deles para obter uma melhor qualidade de vida no campo”, explica.

Na oportunidade, o secretário Barroso destacou a parceria do município com a Emater que, neste projeto, vai desde o preparo do solo até o transporte gratuito da produção. “A Secretaria juntamente com a Emater, faz o meio de campo com os supermercados. Não nos envolvemos com recebimento de dinheiro. Eles vêm e recebem. A Secretaria se responsabiliza também em fazer o transporte”, destacou ele. Segundo o chefe da pasta, são cerca de 800 quilos entre batata doce e mandioca, transportados para a cidade a cada semana.

Conforme Barroso, a cada viagem são transportados os produtos plantados em uma das comunidades. “A gente faz uma rotatividade com eles. Cada dia a gente pega em um produtor para não ficar somente em uma localidade”, explicou. Em entrevista à Gazeta, o secretário ainda ressaltou as condições para comercialização desses produtos na região. Segundo ele, o destaque é a mandioca. Já o técnico da Emater, Bonoto, ressaltou a qualidade do solo para o plantio desses produtos: “Essas culturas se adaptam muito bem ao nosso tipo de solo”.

O projeto promovido pela Emater e Prefeitura tem o objetivo de fomentar o cultivo dessas plantas, que teriam condições de solo e clima adequados para o seu desenvolvimento nesta região do município; o que estaria contribuindo ainda, para a ampliação de renda dos moradores das comunidades Quilombola e Picadas.

Moradores receberam atendimentos de saúde

Ação de Saúde também foi realizada nestas comunidades

Na manhã da última terça-feira (27), aconteceu também nas comunidades Quilombola e Picadas, uma ação de saúde promovida pela Prefeitura de Rosário do Sul. Conforme

a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, mais de 40 pessoas receberam atendimento na ocasião.

Os serviços oferecidos foram procedimentos de enfermagem com relação à saúde da mulher, com uma enfermeira da Secretaria da Saúde; atendimento odontológico; atendimento médico; além da preparação para estes serviços, com verificação de pressão arterial, batimentos cardíacos, etc.

A Assessoria de Imprensa ainda informou que esta descentralização da saúde tem sido feita constantemente, especialmente no interior do município.

Reportagem: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário
Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top