Você Está
Início > Notícias > Cidade > Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Rosário

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Rosário

Nesta terça-feira (30) aconteceu a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Rosário do Sul. O encontro aconteceu no Salão do Júri, no Fórum. Este ano, o tema da 11ª Conferência Nacional é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Quatro delegados foram escolhidos para representar o município na Conferência Estadual. 140 pessoas participaram do evento.

O evento contou com uma palestra e debate com José Carlos Sturzan de Moraes. O palestrante é cientista social, especialista em educação de jovens e adultos e educação de privados da liberdade. Além disso, é especialista em ética e educação em direitos humanos e mestre em educação.

José Carlos Sturzan de Moraes foi o palestrante da Conferência

A partir do tema proposto pela Conferência, Moraes abordou algumas hipóteses de violência. Como a violência contra a criança, a mulher, os gays, pessoas com religiões diversas, entre outras hipóteses. O professor destacou, também, que às vezes a não oferta de políticas públicas também é uma forma de violência praticada pelo Estado. Quando não há políticas com o intuito de fornecer atendimento a pessoas com deficiência, o acesso à cultura, à profissionalização e outras demandas, o desenvolvimento humano é prejudicado. Com isso, Moraes explica que a Proteção Integral abrange não somente pais e professores, mas também conta com a união do poder público e, inclusive, de empresários da cidade, que contribuem com a geração de emprego e renda aos jovens.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Questionado sobre a importância do encontro, o professor salienta o valor da reflexão sobre a temática. “O objetivo é que a gente possa pensar nisso [violências] desde o âmbito social e familiar até dentro da sociedade mais ampla (…). Combater essas violências é importante para que a gente tenha uma sociedade mais plural e um desenvolvimento humano mais sadio”, destacou.

Conferência reuniu 140 pessoas

À tarde o público presente formou cinco grupos de trabalho para eleger os delegados representantes. O objetivo foi pensar em propostas, não somente para encaminhá-las à Conferência, mas também para criar iniciativas para serem realizadas na cidade. Os delegados eleitos foram Claudia Lopes Quevedo, representando a Comdica, Willian Coelho Cardoso, representando os adolescentes, Eleonora Soares da Silva, representando a rede de atendimento do município e Izequiel Vieira Fiúza, representando o Conselho Tutelar.

A Conferência Estadual está prevista para acontecer em junho do ano que vem em Porto Alegre. Já a Conferência Nacional deve ocorrer em outubro de 2019, em Brasília.

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top