Você Está
Início > Notícias > Cidade > Conferência debate direitos da pessoa idosa em Rosário do Sul

Conferência debate direitos da pessoa idosa em Rosário do Sul

Na última quinta-feira (21) aconteceu a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Rosário do Sul. Com o tema “Os desafios do envelhecimento no Século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento ocorreu no Centro Empresarial e proporcionou o debate sobre o tema com a população e membros da Prefeitura Municipal. Delegados foram eleitos para representar o município na conferência estadual.

O encontro começou às 9h com a leitura do Regimento Interno da Conferência, aprovado por unanimidade entre os presentes. Logo após aconteceu um momento cultural, as participantes do grupo Fonte e Vida apresentaram “A Valsa da 3ª Idade”. Após a apresentação, um coffe break foi oferecido.

Graziela Tavares palestrou sobre o assunto

Em seguida teve início uma palestra com a fisioterapeuta Graziela Morgana Silva Tavares, mestre em Ciência do Movimento Humano e doutora em Gerontologia Biomédica. Ela é docente na Universidade Federal do Pampa e atua, principalmente, com temas sobre idosos, envelhecimento, postura, equilíbrio e qualidade de vida.

Durante a palestra foram apresentados os eixos temáticos da Conferência: Direitos Fundamentais na Construção / Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direito e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Graziela elencou pontos importantes do Estatuto do Idoso e tratou sobre assuntos do dia a dia deles. Uma das questões abordadas pela doutora foi o alto índice de violência contra os idosos e divulgou o Disque 100, canal de atendimento para denúncias. Conforme a assistente social e assessora administrativa da Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social (SMTHAS), Elida Maciel, a pasta atende muitos casos encaminhados pela central de atendimento. “Há muitas ocorrências na questão de violência em relação ao idoso, principalmente negligência, de ele ficar descuidado, ou que os filhos foram embora e o idoso está sozinho e não consegue dar conta da sua própria vida”, relatou Elida.

Vanusa Severo e Glea Berriel foram eleitas as delegadas

Ao ligar para o Disque 100, a denúncia vai para a Secretaria de Direitos Humanos que encaminha à Secretaria de Assistência Social ou para o Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Com a denúncia, que é anônima, a equipe do Creas pode verificar a situação que o idoso está vivenciando.

Durante a tarde, grupos de trabalhos foram formados para debater os assuntos apresentados na palestra e eleger os delegados que representarão Rosário do Sul na Conferência Estadual, ainda sem data agendada. Vanusa Severo e Glea Berriel foram eleitas as delegadas.

 

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top