Você Está
Início > Notícias > Cidade > VI Conferência Municipal de Saúde acontece em Rosário

VI Conferência Municipal de Saúde acontece em Rosário

Na manhã desta sexta-feira (22) aconteceu a VI Conferência Municipal de Saúde em Rosário do Sul, no Centro Empresarial. O objetivo foi debater a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política na área. As conferências acontecem a cada quatro anos, conforme normativa do Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde. Oito delegados foram eleitos para representar o município na Conferência Estadual.

Durante a manhã, dois painéis temáticos foram apresentados com os temas “Saúde como direito e consolidação dos princípios do SUS” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”. A palestrante foi a farmacêutica Irene Prazeres, membro da mesa diretiva do Conselho Estadual da Saúde, no seguimento trabalhadores. Ela apresentou um contexto histórico e toda a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) até os dias de hoje.

Farmacêutica Irene Prazeres foi a palestrante

A conferência desse ano faz referência a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco histórico para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultadodesse encontro gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988, as quais foram apresentadas pela palestrante.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Irene também abordou sobre o financiamento do SUS e sobre a Emenda Constitucional nº 95/2016, que congelou investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) até 2036. De acordo com ela, o Rio Grande do Sul é um dos estados que menos investe em saúde. Segundo cálculos anuais da Secretaria do Estado da Saúde, em 2017 foram investidos 6,75% dos recursos do estado aplicados em saúde.

Durante a tarde, grupos foram formados para debater os eixos temáticos propostos e elencar demandas. Logo após foram escolhidos os oito delegados divididos nas categorias gestão, prestadores, trabalhador da saúde e usuários.

Gestão
Jair rocha
Suplente: Angela Azevedo

Prestador
Osleno Lisboa Marques

Trabalho saúde
Eleonora Soares da Silva
Tarik Araújo
Suplentes: Vera Regina Pereira lemes
Richard Lima

Usuários
José Antônio Zaltron
Ademir Oliveira Martins
Elizandra Medianeira
Maria Pinto
Suplentes 
Ana Aurélia Flores
Ledi Medeiros

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top