Você Está
Início > Notícias > Geral > Conjunção de Júpiter e Saturno já é vista em Rosário do Sul

Conjunção de Júpiter e Saturno já é vista em Rosário do Sul

Desde a metade de dezembro já era possível ver a aproximação astronômica dos planetas Júpiter e Saturno sempre ao anoitecer no quadrante oeste, pouco após o sol se pôr. E a aproximação seguirá ainda maior até a próxima segunda-feira (21), quando estarão juntos na chamada “Grande Conjunção”. O fenômeno é raro e na última vez que pôde ser visível na Terra foi na idade média, em 1.226. Em Rosário do Sul os últimos dias de tempo claro permitiram uma boa observação, inclusive dos astros junto a Lua.

Cerca de uma hora após o pôr do Sol, os planetas estarão visíveis no quadrante oeste. Ele ocorre a cada 19,85 anos e marca o tempo em que Júpiter (11,86 anos) e Saturno (29,4 anos) para cumprirem o percurso orbitando o sol.

A última vez que ocorreu foi em maio de 2000, mas ninguém viu, pois a posição dos planetas no céu não estava favorável para a visualização. A última vez que eles apresentaram um alinhamento tão próximo e visível do ponto de vista da terra como ocorre nestes dias de hoje foi na idade média, mais precisamente em 4 de março de 1.226.

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme a revista Super Interessante, na segunda-feira (2)1, a distância esperada será equivalente a um quinto do diâmetro da lua cheia. “É bem pouco comparado aos 646 mil quilômetros que costumam separá-los. Se a medida em diâmetros lunares parecer abstrata, pense que você consegue cobrir o satélite apenas com o polegar e que a distância entre os planetas, da nossa visão daqui da Terra será equivalente à pontinha do dedo”, diz a revista.

O maior brilho é de Júpiter à esquerda e Saturno à direita. Para melhor observação as pessoas devem evitar local com prédios e luminosidade artificial, e será necessário contar com o céu livre de nuvens. Outra dica é usar uma câmera com zoom em um tripé e disparador com temporizador (programado), uso de luneta ou binóculos. A próxima conjunção que não será tão perfeita como a de agora, ocorrerá somente no dia 15 de março de 2.080.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top