Você Está
Início > Notícias > Cidade > Conscientização sobre o câncer bucal é tema de palestra em Rosário do Sul

Conscientização sobre o câncer bucal é tema de palestra em Rosário do Sul

O dia 31 de maio é considerado do Dia de Combate ao Câncer Bucal. Esse tipo de carcinoma é o 5º que mais afeta a população. Em Rosário do Sul, dentistas realizaram palestra para tratar do tema. O bate-papo foi realizado, na quarta-feira (31), no Teatro João Pessoa.

Foto: Divulgação / Prefeitura

Os cirurgiões dentistas Everton Leal e Emerson Silva ministraram a conversa sobre o tema. Ao longo da explanação, eles explicaram as causas da doença – que são mais comuns em pacientes que fumam e, ou, bebem com freqüência, próteses mal adaptadas, dentes quebrados que machucam a bochecha ou língua. O câncer bucal também pode se desenvolver no lábio inferior, em virtude da incidência dos fortes raios solares. Os palestrantes alertam que pessoas claras devem sempre fazer uso de boné ou chapéu quando estiverem no sol.

O câncer tem cura se diagnosticado logo no início. Leal chama atenção para feridas na boca que não cicatrizam em até 14 dias. Outra observação feita pelos profissionais foi sobre os cigarros artesanais. Eles contam que quatro cigarros desse tipo são equivalentes a 20 cigarros industriais. “Como não possuem filtro, a temperatura e as toxinas entram em contato direto com a boca”, enfatiza Leal.

Após a palestra, a comunidade pode realizar exames clínicos em uma unidade móvel instalada na Praça Borges de Medeiros. Na rede pública de saúde os cirurgiões dentistas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológica (CEU).

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação / Prefeitura

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top