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Conserto de máquinas e veículos do município volta a gerar polêmica

A RBS TV exibiu, na segunda-feira (30), uma reportagem sobre possíveis irregularidades em consertos de máquinas e de veículos do município de Rosário.

Em janeiro deste ano, a Gazeta de Rosário já havia noticiado o caso envolvendo a compra de peças para uma ambulância do município que se envolveu em um acidente em agosto de 2019, e que continua sem manutenção.

A RBS TV entrevistou moradores do Caverazinho, interior de Rosário do Sul, que relataram péssimas condições nas estradas que ligam o local até a cidade. Segundo ele, a situação prejudica quem precisa de atendimento médico, por exemplo, já que uma viagem de 40 km leva duas horas. Outro problema seriam as crianças que ficam impossibilitadas de irem à escola, já que o transporte escolar chega a ficar 30 dias sem passar por aquela localidade.

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Em paralelo a isso, máquinas que poderiam ser usadas em obras nas estradas e para transportar os alunos, no caso de van escolar, estariam parados por falta de manutenção. Em entrevista à RBS TV, o secretário de Obras Urbanas do município, José Abrelino Antunes, relatou que das cinco máquinas pesadas do município, quatro estão estragadas.

Conforme Antunes, o maquinário chega a ficar um ano no conserto e retorna com os mesmos problemas. Além disso, há denúncia de superfaturamento de peças adquiridas. O secretário dá como exemplo o caso da aquisição de uma peça para um caminhão: “veio de lá o preço de R$ 3.800, e a gente conseguiu aqui na cidade por R$ 300”, disse.

Também é exibido um veículo escolar parado há um ano em uma oficina de Rosário do Sul por falta de peça para manutenção. Enquanto isso, outra combi recebeu uma dobradiça que custou quase R$ 4 mil e na internet pode ser encontrada por R$ 179.

Foto: Rogério Ustra / Divulgação

Ambulância envolvida em acidente segue sem manutenção

A reportagem da RBS TV ainda cita a ambulância já retratada pela Gazeta em janeiro deste ano. O veículo, que se envolveu em um acidente em agosto de 2019, ainda não passou por manutenção, apesar de haver registro de empenhos por parte da prefeitura para aquisição das peças. As compras totalizam mais de R$ 20 mil.

Conforme ofício enviado pela prefeitura em 6 de dezembro de 2019, o veículo está impossibilitado de rodar. Os documentos mostram que foram gastos mais de R$ 22,7 mil em peças para a ambulância.

Além disso, o material exibido no Jornal do Almoço apurou outra incongruência: documentos apontam uma viagem realizada pela referida ambulância após o acidente. Conforme consta no site do Tribunal de Contas do Estado, o veículo teria feito duas viagens a São Gabriel em setembro. Inclusive, uma técnica em enfermagem teria recebido diária para realizar a viagem.

Segundo a assessora jurídica do Departamento de Licitações, Naiala Miranda Rosa, o servidor que verifica essa situação, tem que informar a prefeita, “porque esses pedidos não passam pela gestora”. “Se esses servidores verificarem a realização de sobrepreço, o que eu sugiro é que automaticamente venham dar a informação, e inclusive vindo a não realizar aquela aquisição”, afirmou ela à RBS TV. A prefeitura diz que os preços das peças seguem uma tabela nacional e que está investigando as denúncias.

DIÁRIA – Em contato com a Gazeta de Rosário, a assessoria de imprensa da Prefeitura explicou que a questão da diária registrada para a técnica de enfermagem em viagem na ambulância que não está mais em funcionamento aconteceu devido a um erro administrativo. Conforme o órgão, a profissional requisitou diárias de 2018, neste mesmo veículo, que através de um relatório provou que não havia recebido. No entanto, no momento do pedido retroativo, teria sido erroneamente registrado como 2019.

RELEMBRE

Na reportagem divulgada pela Gazeta em janeiro desse ano, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a compra das peças para a ambulância não tinham ligação com o acidente do veículo. Segundo o órgão, elas foram adquiridas para uma manutenção anterior, que teria sido realizada devido à urgência de manter a ambulância em funcionamento. Porém, por razão de questões burocráticas, o registro do empenho se deu posteriormente.

Para o conserto do veículo após o acidente, o Executivo informava que um engenheiro mecânico estava sendo licitado para fazer o laudo das condições da ambulância. Em novo contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura nessa terça-feira (31), a Gazeta foi informada que o profissional em questão já foi contratado e deve realizar o laudo da ambulância ainda nessa semana.

Foto em destaque: Fotos: Rogério Ustra / Divulgação

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