Você Está
Início > Notícias > Possíveis irregularidades na coleta de lixo serão investigadas em CPI

Possíveis irregularidades na coleta de lixo serão investigadas em CPI

Na sessão legislativa desta segunda-feira (12) foram instauradas duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. Uma delas deve investigar suposta não distribuição de merendas escolares. A outra deve averiguar possíveis irregularidades no serviço de coleta de lixo domiciliar.

As solicitações de instauração das duas CPIs foram requeridas no dia 2 de agosto. A que trata da coleta de lixo foi requerida pelo vereador Rogério Ustra (MDB). De acordo com o ofício, a Comissão terá como objetivo averiguar possíveis irregularidades no serviço de coleta de lixo domiciliar urbano no município de Rosário do Sul.

À reportagem da Gazeta, Ustra relatou que, devido a reclamações da comunidade referente à coleta, solicitou pedido de informações sobre o contrato com a empresa, cópias do roteiro dos caminhões, comprovantes de balança, entre outros dados. As informações compreendem ao ano de 2018 até abril de 2019.

Com as informações repassadas, o vereador observou alguns pontos conflitantes. Entre eles, o fato de que o contrato com a empresa prevê o recolhimento de lixo doméstico e, no entanto, sabe-se que também há o recolhimento de lixo de indústrias, do comércio e do exército.

Leia mais notícias da editoria Política

Outra questão que chamou atenção do parlamentar foi o grande volume de lixo sendo pago à empresa. O pagamento é feito conforme a pesagem de material recolhido. “Fomos verificar o que estava sendo pago e ali nos causou mais estranheza. Têm comprovantes com assinaturas do balanceiro, do caminhoneiro, de fiscais e do secretário, pagos pelo município, onde quase 5 toneladas de lixo são coletas em dois minutos. Humanamente ou mecanicamente isso é impossível. Então lógico que deve haver algum erro e por isso propus a instauração da CPI para que haja algum esclarecimento”, explicou Ustra.

Além disso, o vereador destaca que são inúmeras cargas repetidas com exatamente o mesmo peso ou muito próximos. Alguns comprovantes também apresentam divergência em relação à tara do caminhão, que chegam até cinco toneladas. Outro fator que deu sustentação ao pedido de abertura da CPI são os horários: há pesagens que ocorreram à noite e até durante a madrugada, uma vez que a balança funciona até às 16h, de acordo com o parlamentar.

Durante a sessão legislativa, todos os treze vereadores quiseram participar da CPI. Nos próximos cinco dias devem ser definidos os cargos de cada membro e logo após começam as investigações.

Assista à sessão legislativa desta segunda-feira (12)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top