Você Está
Início > Notícias > Destaque > CPI das peças de veículos da Prefeitura terá primeira oitiva na próxima semana

CPI das peças de veículos da Prefeitura terá primeira oitiva na próxima semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na compra de peças e manutenção de veículos da Prefeitura de Rosário do Sul terá sua primeira oitiva na próxima terça-feira (16). A Gazeta irá transmitir ao vivo através da sua página oficial no Facebook.

As possíveis irregularidades também estão sendo investigadas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Os documentos foram encaminhados pelo vereador Rogério Ustra (MDB), o qual é o proponente da abertura da CPI. Conforme Ustra, o requerimento se deu após a manifestação do Poder Executivo nas redes sociais a respeito de pedidos de informação, processos licitatórios e de compra das peças. A documentação também está sob investigação do Ministério Público do município.

Leia mais notícias da editoria Política

No dia 29 de maio, Ustra foi convidado a comparecer no Deic, em Porto Alegre, para apresentar as considerações sobre a documentação. Segundo ele, o processo licitatório e a execução do contrato das peças apresentam inconsistências com o que foi apresentado pelo Poder Executivo nas redes sociais. “A proposta de disputa foi por desconto. Para a maioria dos veículos leves, a proposta é de 5%, e para frota pesada, 10%. Já na execução do contrato, encontra-se veículos que são pesados com desconto de 5%. Empresas que estão fazendo manutenção de alguns veículos não estão aptas a fazer”, disse o vereador.

A primeira oitiva da CPI será realizada na próxima terça-feira, a partir das 14h. Foram intimados para depor o motorista da kombi que recebeu uma dobradiça de cerca de R$ 4 mil, a chefe do Departamento de Licitação e também a secretária municipal de Saúde, Karla Fontoura. As oitivas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo www.facebook.com/gazetaderosario. 

Relembre

Em janeiro deste ano, a Gazeta de Rosário noticiou sobre possíveis irregularidades em consertos de máquinas e de veículos do município. O caso abrange a compra de peças para uma ambulância que se envolveu em um acidente em agosto de 2019.

Apesar de haver registro de empenhos por parte da Prefeitura para aquisição de peças para o veículo, ele não passou por manutenção – visto que, posteriormente, foi considerado como perda total. As compras totalizam mais de R$ 20 mil.

À Gazeta, a assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que a compra das peças para a ambulância não tinham ligação com o acidente do veículo. Segundo o órgão, elas foram adquiridas para uma manutenção anterior, que teria sido realizada devido à urgência de manter a ambulância em funcionamento. Porém, por razão de questões burocráticas, o registro do empenho teria se dado posteriormente.

Foto: Rogério Ustra / Arquivo / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top