Você Está
Início > Notícias > CPI investigará suposta não distribuição de merendas escolares

CPI investigará suposta não distribuição de merendas escolares

Na sessão legislativa desta segunda-feira (12) foram instauradas duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. Uma delas deve investigar suposta não distribuição de merendas escolares. A outra deve averiguar possíveis irregularidades no serviço de coleta de lixo domiciliar.

As solicitações de instauração das duas CPIs foram requeridas no dia 2 de agosto. A que trata de merendas escolares foi protocolada pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Assistência Social, que tem como presidente o vereador Jair Mendes (MDB). Conforme o ofício do requerimento, a CPI deve examinar a compra, recebimento e distribuição de merendas escolares da rede municipal de ensino.

Em entrevista à Gazeta, Mendes explica que a Comissão solicitou informações à Prefeitura Municipal referente aos gêneros alimentícios adquiridos de estabelecimentos comerciais com destinação exclusiva aos educandários. Segundo o presidente da Comissão, os documentos apresentaram cópias dos números de materiais adquiridos e de crianças que consomem os alimentos, além de recibos remetidos às escolas. Os dados são referentes ao primeiro semestre deste ano.

Leia mais notícias da editoria Política

“Ocorre que ao confrontarmos um [documento] com o outro, não existe o fechamento daqueles gêneros que foram pegos [nos estabelecimentos comerciais] e da chegada deles até a escola. Foi o que nos chamou bastante atenção. Outra coisa que nos chamou atenção foi em relação às carnes que foram retiradas dos estabelecimentos comerciais e que, na nossa ótica, não chegaram a todas as escolas. Ao menos, não existe comprovação através dos documentos encaminhados à Comissão”, explicou Mendes.

Outra questão destacada por Mendes é que, em determinado estabelecimento comercial, foram adquiridos alimentos em dias diferentes, até mesmo com semanas de diferença, e possuem assinatura única no documento de recebimento. “Como? Se o servidor foi em dias diferentes, ele não pode fazer uma assinatura única em um recebimento de mercadoria. Cada vez que ele vai lá ele tem que, automaticamente, fazer o recebimento. Ou foi feita essa documentação para comprovar para a Câmara ou está se agindo de uma forma totalmente estranha, que não há conferência do material”, destacou o vereador. Mendes também ressaltou que, por se tratar de recursos da União, a Comissão encaminhou os documentos à Polícia Federal.

Durante a sessão legislativa, todos os treze vereadores quiseram participar da CPI. Nos próximos cinco dias devem ser definidos os cargos de cada membro e logo após começam as investigações.

Assista à sessão legislativa desta segunda-feira (12)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top