Você Está
Início > Notícias > Destaque > Credenciadora ao Freio de Ouro de Rosário do Sul teve elevado índice técnico

Credenciadora ao Freio de Ouro de Rosário do Sul teve elevado índice técnico

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rosário do Sul (NCCCRS) promoveu durante três dias (9 a 11 de março), no Parque de Exposições Ananias Vasconcellos, a 5ª Credenciadora ao Freio de Ouro. O evento contou com 27 participantes, sendo 14 machos e 13 fêmeas, classificando quatro fêmeas, quatro machos e três categorias de freio proprietário para o Freio de Ouro, classificatória de Uruguaiana e consequentemente, para a final em Esteio, durante a Expointer.

Santa Alice Oferenda, de Rosário do Sul, ficou em terceiro entre as fêmeas

A credenciadora local contou com várias etapas, entre morfologia e provas funcionais, como as habilidades e simulação de trabalho de campo. Os vencedores principais, tanto dos machos como fêmeas, ganharam troféus e R$ 500. Havia ainda uma premiação extra de R$ 250 para a melhor média de cada etapa funcional.

Dentre os participantes da competição, estavam dois animais de Rosário do Sul. Entre as fêmeas, competiu Santa Alice Oferenda, da Cabanha Santa Alice, que conquistou o terceiro lugar. Além dela, competiu o macho Cartucho do Itapororó, da Agropecuária São Juvêncio.

A credenciadora mista teve a presença de animais inéditos, que além de poder participar da classificatória de Uruguaiana, estão habilitados para correr o “Bocal de Ouro”, em Esteio. Já os não inéditos, disputam a classificatória de Uruguaiana.

No Freio Proprietário, Rosário do Sul conquistou uma vitória na categoria Master com “Estrela da Pitangueira”, do proprietário Rogério Fialho, que teve a média final de 8.228 pontos.

“Fortuna do Carapuça”, de Taquari, foi a grande campeã entre as Fêmeas

Os campeões da credenciadora foram exemplares inéditos. Nas fêmeas a vitória foi de “Fortuna do Carapuça”, com a média final de 19,546 pontos representando Taquari. Nos machos, o campeão foi “Quilero Varadero”, com 19,476 pontos, que representou a idade de Nagé. No Freio Proprietário, os três campeões classificaram-se direto para a final em Esteio.

A Classificatória ao Freio de Ouro ocorrerá entre os meses de maio a junho em Uruguaiana, em uma semifinal onde classificam-se oito machos e oito fêmeas para a final do Freio de Ouro na Expointer de Esteio, onde competirão com os demais classificados de todo o Brasil.

Foram jurados da credenciadora de Rosário do Sul, Luciano Passos, de Jaguarão, Matheus Silveira, de Canguçu, e Ricardo Labrea, de Alegrete.

Jean Amaral, presidente do NCCCRS, em entrevista à Gazeta, destacou o alto nível da competição: “Foi produtivo, um retorno do nosso núcleo aos eventos funcionais. Acho que o nível da prova foi bom e a estrutura estava adequada. Foi muito elogiada pelo público de fora”, comentou, satisfeito. Segundo ele, o volume expressivo de animais na competição, mostra que é importante realizá-la todo ano.

O evento contou com apoio do Sindicato Rural de Rosário do Sul, do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), e de estabelecimentos particulares.

Credenciados:

Fêmeas:

· 1º lugar – “Fortuna do Carapuça”, média 19,546 pontos (Taquari) (Inédito)

· 2º lugar – “Esmeralda de São Pedro”, média 17,882 pontos (Quaraí) (não inédito)

· 3º lugar – “Santa Alice Oferenda”, média 17,763 pontos (Rosário do Sul) (Inédito)

· 4º lugar – “Guinda do Veio D’Água”, média 17,589 pontos (Piratini) (não inédito)

Machos: (todos inéditos)

· 1º lugar – “Quilero Varadero”, média 19,476 pontos (Bagé)

· 2º lugar – “Barão da Lapa”, média 18,022 pontos (Araucária/PR)

· 3º lugar – “Jangadeiro da Maior”, média 17,708 pontos (Porto Alegre)

· 4º lugar – “Floreio Orvalho”, média 16,978 pontos (Uruguaiana)

Freio do Proprietário: (Classificados direto para Esteio)

· Amador B: “Três Cerros Estancieiro” – Silvano Nunes Rech, média 3.693 pontos (Porto Alegre)

· Amador A: “Imperador da Tradição” – Luis Alberto Martins Bastos, média 11,800 pontos (Uruguaiana)

· Master: “Estrela da Pitangueira” – Rogério Fialho, média 8,228 pontos (Rosário do Sul)

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Divulgação / NCCCRS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top