Você Está
Início > Notícias > Cidade > Crescimento da carne Angus no país é tema de palestra na Exporosul

Crescimento da carne Angus no país é tema de palestra na Exporosul

Na manhã de sábado (5) aconteceu uma palestra com o tema “Angus, Agregando Valor à Pecuária e a carne Gaúcha” sobre o crescimento da raça Angus no país. A palestrante foi Ana Doralina Menezes, médica veterinária gerente nacional do programa Carne Angus. Cerca 70 pessoas prestigiaram o evento, que fez parte da programação da 70ª Exporosul.

Na palestra, Ana falou sobre a importância da raça na pecuária nacional e na produção de carne de qualidade. Ela apresentou dados da Associação Brasileira de Angus referentes ao crescimento da raça e do programa Carne Angus Certificada.

“A raça angus é a que mais vende sêmen no país desde 2015 e cresce anualmente dentro desse mercado, isso é resultado das características da raça agregando valor, melhorando índices de produtividade e gerando mais lucratividade ao produtor rural”, destacou Ana.

A médica veterinária explica que esses animais são extremamente precoces, pois conseguem chegar ao ponto ótimo de abate mais cedo que outras raças. Consequentemente, se encurta o ciclo de produção e o produtor melhora sua eficiência e produtividade.

Leia mais notícias da Exporosul 2019

Quanto à comercialização, a carne Angus também está em ascensão devido ao programa Carne Angus Certificada, salienta Ana, pois o produtor rural pode receber uma bonificação de até 12% no momento do abate. Além disso, ela destaca que o consumidor prefere a carne Angus, pois é mais macia, suculenta e saborosa devido à característica de marmoreio, nome dado ao capacidade da raça em depositar gordura intramuscular. “O consumidor já identifica isso hoje em dia e valoriza. Existe um mercado que demanda muito por essa carne e tem grandes projeções de crescimento”, avalia. A médica veterinária também destaca que a carne Angus brasileira é exportada para países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Alemanha e Itália, entre outros.

Após a palestra, uma degustação de carne angus foi oferecida ao público.

Cerca de 70 pessoas assistiram à palestra

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top