Você Está
Início > Notícias > Cristiano e Álvaro concorrem à presidência do Legislativo

Cristiano e Álvaro concorrem à presidência do Legislativo

Nessa segunda-feira (30), será eleita a nova mesa diretora que irá comandar a Câmara Municipal de Vereadores de Rosário do Sul.

Após dois anos sendo presidida por Elisandro Paz (PP), a Casa agora pode ter à sua frente os vereadores Cristiano da Rosa (PP) ou Álvaro Gonçalves (PRB), junto às suas respectivas chapas.

Leia mais notícias da editoria Política

Cristiano concorre ao lado dos colegas Leonardo Vargas (PTB) como vice-presidente e Catarina Vasconcelos (PPS) como secretária. Eleito pela primeira vez como vereador em 2016, ele conquistou 779 votos, sendo o quarto candidato mais votado do município e o mais novo a ocupar uma cadeira na Casa.

Para Cristiano, a possibilidade de ocupar a presidência da Câmara é gratificante. “Ser chefe de um Poder (ainda mais na terra que nós nascemos) é ter que representar e corresponder aos anseios da comunidade. Se eleito, a minha linha de trabalho como presidente não fugirá de como trabalho como vereador, sempre pautado na integridade, na honestidade e acima de tudo na lisura”, declarou ele, ressaltando também a importância da transparência, do diálogo e da sintonia com os demais vereadores e suas reivindicações, independentemente de siglas partidárias.

Em seu primeiro mandato, Cristiano ocupou a função de secretário da mesa diretora. Conforme o vereador, a experiência proporcionou uma “bagagem política marcante”. “Eu revi muitas atitudes e passei a reivindicar coisas que até certo momento eu não tinha conhecimento como cidadão e como contribuinte”, comentou.

Álvaro concorre ao lado dos colegas Elisandro Paz como vice-presidente e Glei Pacheco (PDT) como secretário. Em seu segundo mandato, foi eleito vereador com 613 votos, e já fez parte da mesa diretora da Câmara por duas vezes, ambas como secretário: na gestão de Paz e na de Alsom Pereira da Silva.

Sobre a possibilidade de presidir a Casa, Álvaro considera uma importante responsabilidade. “A minha vida é pautada na responsabilidade em fazer uma gestão administrativa voltada para os anseios da nossa comunidade, sempre aprovando as leis que venham trazer benefício para o nosso município, e para isso a gente conta também com os demais colegas”, declarou.

É a primeira vez que Álvaro coloca seu nome à apreciação para estar à frente da mesa diretora do Legislativo. Segundo ele, suas experiências como secretário foram muito importantes. “Conhecemos já os trâmites da Casa. Em meu primeiro mandato, não tinha essa pretensão [de presidir a Câmara], porque eu achava que eu deveria me qualificar melhor. É um cargo muito importante, de grande responsabilidade. Agora estou preparado para isso”, afirmou ele.

GAZETA: Quais objetivos e/ou projetos pretende executar caso seja o presidente em 2020?

ÁLVARO: Para isso, a gente conta com os colegas vereadores que entendem a nossa proposta. Quero trabalhar para todos, independentemente de sigla partidária, porque o Poder Legislativo é importante para o município. Aqui é a casa do povo, onde se definem todas as ações que venham trazer ou não benefício para o município. Quero fazer uma gestão transparente, ajudando os meus colegas vereadores em todos os sentidos. O Poder Legislativo é do povo, e é para o povo que a gente trabalha, são eles que pagam os nossos salários. Lidamos com um orçamento grande do município e da Câmara, somos ordenadores de despesa e para isso eu digo que estou preparado.

CRISTIANO: Queremos fazer uma presidência madura. Espero que os rosarienses frequentem a nossa Câmara, que possamos tomar as melhores decisões para a cidade. Temos que nos posicionar e dialogar pela nossa Rosário do Sul, e não  há ferramenta melhor  que o seu vereador ou o Poder Legislativo como um todo. Como presidente, quero dar mais transparência a projetos, que as pessoas saibam o quanto um projeto de lei, quando for aprovado ou não, mudará diretamente na vida dos rosarienses. Nós temos que dar ciência à comunidade, para que todos sejam sabedores do quanto uma lei pode interferir na vida coletiva.

Reportagem: Caroline Motta e Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top