Você Está
Início > Notícias > Cidade > CTG Querência do General Abreu celebra 50 anos da entidade

CTG Querência do General Abreu celebra 50 anos da entidade

No último sábado (16), o CTG Querência do General Abreu promoveu um jantar baile em comemoração aos 50 anos da entidade. A programação contou com apresentação de mostra fotográfica pela historiadora Mara Regina de Souza, e cerimônia de homenagem aos ex-patrões e personalidades que contribuíram com o CTG.

O membro da patronagem, Rodrigo Franco, salientou a importância do evento para novos sócios. “Fica pra história de como surgiu a segunda entidade mais velha do município. Porque as pessoas que estão aqui, muitas são novos sócios da entidade e acabam conhecendo como surgiu, como reergueu, como foi o primeiro prédio”, salientou Franco.

Em entrevista à Gazeta, Mara contou que a construção da apresentação teve início há mais de dois meses. “Fizemos o resgate de fotografias, leitura de mais de mil e duzentas atas, entrevistamos os ex-patrões e ex-sócios da casa tradicionalista. Resgatamos um acervo maravilhoso que vamos dar continuidade. É um pontapé inicial de organização desse material”, contou. A historiadora apresentou os 50 anos da entidade em forma de linha do tempo. A fotos exibiram os desfiles, as invernadas, a gestão e as prendas da época.

Mara Regina apresentando a mostra fotográfica

Foram homenageados os ex-patrões Luiz Augusto Pereira, João Acosta, Aracy Gonçalves Furtado, Alcides Gonçalves Pereira, Oneide de Jesus Dorneles, Dario de Souza Jorge, João Antônio Pacheco Souto, Ivo Vieira de Fontoura, Francisco Carlos Pinheiro Izaguirry, José Mauro Maicá do Prado, Emilio Cardoso Galiano, Paulo Henrique Martins Costa, Paulessandro Severo Nunes, Mário Quemeque e o atual patrão Jorge Henri.

A patroa Elizandra Paiva entregou homenagem a Jorge Henri

Também foram homenageados Marcos Paulo, Carlos Ubirajara, Augusto Lisboa, Marli da Rosa, Ademar Franki, Nelson Machado, Nelson Pereira, Agostinho Pinto, Armindo Cogo, José Bacelar Alves, Nanci de Oliveira Pietro, Mara Regina Miranda de Souza e Joel de Freitas Paulo.

Após a cerimônia de homenagens aconteceu apresentações das invernadas, entrega de faixa às novas prendas, e logo após o baile com o grupo Ases de Fandango.

Primeira prenda da entidade, Nanci de Oliveira Pietro

O CTG leva o nome de José de Abreu, conhecido como “o anjo da vitória”, que morreu na Batalha do Passo do Rosário, em 20 de fevereiro de 1827. A primeira reunião da entidade ocorreu em 16 de junho de 1968, na residência de Justimiano Soares de Pietro, sob orientação de Luiz Augusto Pereira. O primeiro fandango foi realizado dia 3 de agosto do mesmo ano, no Clube Caixeiral, onde aconteceu a posse da primeira patronagem. A primeira prenda foi Nanci de Oliveira Pietro.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos:Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

José Carlos Flores

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top