Você Está
Início > Notícias > Cidade > CTG Adaga Velha comemora aniversário com missa crioula

CTG Adaga Velha comemora aniversário com missa crioula

Nesta quinta-feira (12), o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Adaga Velha Oliveiro Thaddeo, de Rosário do Sul, comemora seus 23 anos. A semana festiva iniciou com uma cavalgada seguida de missa crioula realizadas no domingo (8), na sede da entidade. O evento contou com a presença do bispo emérito Dom Gílio Felício e dos padres Roberto Figueroa e Juberto Nunes.

Os cavalarianos iniciaram o trajeto às 15h, partindo da frente da Igreja Matriz. A cavalgada atravessou a cidade até o CTG Adaga Velha. O bispo Dom Gílio e o padre Roberto foram conduzidos em charretes, saudando e sendo saudados pela população.

Sede do Adaga ficou lotada para missa rezada com linguajar campeiro

Os religiosos promoveram a missa crioula às 16h, na sede da entidade tradicionalista. O momento foi presidido pelo bispo e celebrado pelo padre, tudo promovido no linguajar gaúcho. A ocasião contou ainda com a animação do Coral Padre Carlini, da Igreja Matriz. O CTG estava lotado com membros tradicionalistas, fiéis católicos, além de visitantes de Alegrete e São Gabriel, bem como membros da 18ª Região Tradicionalista. “Foi um momento de trazer a questão da fé e da experiência tradicionalista do CTG, que estava lotado”, explicou o Padre Roberto.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Para o patrão da entidade, Everton Barreto, foi um momento especial. Ele pretende propor uma missa crioula por ano em sua gestão. “Trabalhamos muito em cima do cultural e foi muito lindo, toda a missa rezada em linguajar campeiro. E ainda o privilégio de ter o bispo rezando nossa missa”, ressaltou Barreto. Conforme ele, esta foi a segunda missa crioula realizada no município em quase 30 anos. A anterior havia ocorrido na entidade co-irmã, CTG Querência do General Abreu.

Dom Gílio e Padre Roberto na Missa Crioula do Adaga Velha

Além da cavalgada e missa crioula, o Adaga Velha realiza outras atividades alusivas ao seu aniversário. Durante as noites desta semana ocorreram jantares com a apresentação das invernadas artísticas da entidade. Nesta quinta-feira ocorrerão, a partir das 20h, declamações e tertúlia livre com cantores e declamadores do CTG. Para o sábado (14) está marcado um sarau de prendas e baile com a animação da banda Estouro Gaúcho, de Santa Maria.

O CTG Adaga Velha é oriundo do PTG com o mesmo nome, criado no início dos anos 80. A entidade é pioneira em desfiles temáticos na Semana Farroupilha.

SAIBA MAIS – Dom Gílio Felício atuou como bispo por 20 anos e desde 2003 estava na Diocese de Bagé, da qual a Paróquia Nossa Senhora do Rosário faz parte. No dia 06 de junho deste ano o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia ao governo pastoral de Dom Gílio. Ele solicitou a renúncia para tratar de sua saúde. Agora, ele é bispo emérito da Diocese.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: 
Thiago Lima / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top