Você Está
Início > Notícias > Cidade > CTG General Abreu promove palestra aos estudantes

CTG General Abreu promove palestra aos estudantes

Na última quarta-feira (25), o CTG Querência do General Abreu promoveu uma palestra aos estudantes das escolas Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Leão Warren e Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco. A palestrante foi a pesquisadora Mara Regina de Souza.

O evento foi promovido em comemoração aos 142 anos de emancipação político-administrativa de Rosário do Sul. Além disso, celebra os 50 anos do CTG Querência do General Abreu comemorado no dia 26 de junho. O dia 25 de abril foi escolhido propositalmente pela pesquisadora, pois marca, também, a comemoração de 141 anos da primeira Câmara de Vereadores na cidade.

Leia mais notícias da editoria Cidade

ENTREVISTA: Pesquisadora Mara Souza analisa a Rosário do Sul do passado e do presente

A palestra foi dividida em três partes. No primeiro momento, Mara apresentou a bandeira e o brasão de Rosário do Sul explicando seus símbolos e significados. Ela abordou, também, as origens da cidade a partir do “ciclo das águas”, como a pesquisadora denomina. Na segunda parte, foi abordado o período de 1909 a 1969, marcado pela inauguração da ponte General Abreu e das BRs 290 e 158. No terceiro e último momento, Mara discorreu sobre a história do poder legislativo na cidade.

Mara Regina de Souza foi a palestrante

Mara acredita na importância desses encontros para despertar nos adolescente o gosto pela história do município, principalmente pela dificuldade em encontrar material sobre a cidade nas escolas. “É um motivo para que eles leiam a história do Rio Grande do Sul e vejam o passado histórico que nós temos (…). É sempre no sentido de despertar”, salienta.

Na última quinta-feira (26) a mesma palestra foi apresentada aos alunos do período noturno da Escola Ruy Ramos.

50 anos do CTG Querência do General Abreu

O CTG e a pesquisadora estão recolhendo material para a produção de um histórico sobre a entidade. A ideia é apresentar à comunidade em forma de palestra todas as informações coletadas. Entrevistas com ex-patrões já estão sendo realizadas pela pesquisadora. Quem possuir materiais como fotos ou documentos relacionados ao CTG, pode colaborar com o histórico.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top