Você Está
Início > Notícias > Cidade > CTGs de Rosário do Sul são premiados no XV Xucrão Cultural

CTGs de Rosário do Sul são premiados no XV Xucrão Cultural

No último domingo (8) aconteceu o XV Xucrão Cultural, em São Gabriel, reunindo entidades das regiões Fronteira Oeste, Campanha e Centro do estado. Os CTGs Adaga Velha e Crioulos do Caverá, de Rosário do Sul, participaram do evento tradicionalista e foram premiados em diversas categorias. O encontro é promovido e organizado pelo CTG Querência Xucra, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas. Na ocasião, também aconteceu a etapa regional da 18ª Região Tradicionalista (18ª RT).

Leia mais notícias da editoria Geral

Foram disputadas provas nas categorias de Danças Tradicionais, Chula, Danças de Salão, Declamação e Solista Vocal. As provas também eram classificatórias para Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que neste ano será em Santo Ângelo.

João Victor conquistou o primeiro lugar na competição de chula na categoria pré-mirim

A invernada juvenil do CTG Adaga Velha conquistou o troféu de Melhor Coreografia de Entrada e foi campeã em Danças Tradicionais. Além desses troféus, a prenda Rafaela Flores ficou em segundo lugar em Declamação Feminina Juvenil. Em entrevista à Gazeta, uma das coordenadoras do grupo, Rose Leal, destacou a importância da conquista para a entidade. “O grupo de 30 jovens vem de apenas três concursos e já adquiriu duas vitórias, então para o CTG é de imenso orgulho o trabalho que eles estão fazendo”, declarou.

Além disso, Rose ressaltou o grande apoio dos pais para a conquista das premiações. A coordenadora contou, ainda, que o grupo irá representar Rosário do Sul no Juvenart, que ocorrerá em Santa Maria nos dias 20, 21 e 22 de julho. Além de Rose, o grupo é coordenado por Sandra Soares e Juliana Pacheco. Os responsáveis técnicos são Ângelo Eduardo e Ana Lúcia Leão.

O CTG Crioulos do Caverá, por sua vez, ficou em terceiro lugar na categoria Danças Tradicionais com a invernada pré-mirim. Na Declamação Feminina Pré-mirim, a entidade conquistou o primeiro lugar com a prenda Martina Souto, segundo lugar com a prenda Giovana da Silva e terceiro lugar com a prenda Eduarda da Rosa. Já o peão João Victor da Silva Reis conquistou o primeiro lugar na competição de Chula, na categoria Pré-mirim. Foi a primeira participação em rodeio das declamadoras e do chuleador.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Desde 2007, Rafael Machado e Tayara Carus são os professores dos grupos de dança da entidade. Em entrevista à Gazeta, Machado destaca o orgulho de ver o grupo cultuando as tradições gaúchas. “São crianças que já nasceram com dons. Temos declamadoras e chuleadores que desde pequenos já fizeram bonito em suas primeiras competições. Estamos orgulhosos não somente pelos prêmios, mas por toda dedicação de todos envolvidos”, disse Machado.

Invernada pré-mirim do CTG Crioulos do Caverá conquistou o 3° lugar na categoria danças tradicionais

 

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top