Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Ele chegou

DE DENTRO DO TATAME: Ele chegou

Parecia que ele não viria esse ano, mas enfim, ele chegou… o Frio! E ele, muitas vezes vem acompanhado daquela preguiça e uma vontade de não treinar. Às vezes, o frio ainda é acompanhado da chuva e a vontade de sair de casa e ir até a academia é bem menor do que a “força gravitacional do sofá ou da cama” e isso se torna uma desculpa “perfeita” para faltar ao treino. Eu, particularmente, prefiro treinar o Judô ou o Jiu-Jitsu (que são as artes marciais que eu pratico) no frio. Mas a maioria das pessoas preferem o verão e tendem a “se acomodar” em dias frios. Apesar de isso ser mais comum do que deveria, o frio não pode ser desculpa para deixar de praticar um esporte, principalmente uma arte marcial ou modalidade de luta.

Pré-Treino

Antes de mais nada, em dias frios, um bom alongamento é essencial, bem como um aquecimento um pouco mais longo e com uma intensidade um pouco maior. O alongamento evita que sintamos aquelas incômodas dores musculares após (e às vezes, durante) o treino. O aquecimento faz com que a musculatura fique “mais solta”, fazendo com que nossos movimentos durante a prática das técnicas fiquem mais fluídos, o que facilita todo o desenvolvimento técnico da nossa prática. No inverno a maioria das lesões durante os treinos são causadas devido a um alongamento ineficiente (ou inexistente, pois como é uma prática um pouco “chata” de se fazer, acaba que não é dada a devida atenção a ela) e um aquecimento inadequado. Lesionados, deixamos de treinar. E isso é ruim.

Equipamentos Auxiliares

Hoje existem no mercado vários tipos de equipamentos que nos auxiliam a treinar em dias frios, sem desculpas. As “famosas” malhas térmicas (também chamadas de Rashguards), são muito utilizadas por praticantes de artes narciais, para manter a temperatura corporal e facilitar nossos treinos, naqueles dias em que parece que vamos congelar dentro do quimono. Uma variedade enorme de modelos, estampas, temas e desenhos acabam até tornando atrativa a aquisição de determinada “blusa” ou “calça”. Existem modelos de super-heróis, super-heroínas, personagens de animes e mangás japoneses, princesas… Enfim, acaba sendo, além de muito confortável treinar de “Rashguard” no inverno, bastante divertido. Eu, inclusive, tenho uma do Batman expondo meu “lado NERD”, além de praticante de artes marciais.

Cuidados

Em dias mais frios, também são necessários alguns cuidados, principalmente porque o ambiente onde são realizados os treinos normalmente permanecem mais fechados, por causa da baixa temperatura. Com isso, a possibilidade de contrairmos um resfriado (ou transmitirmos para um colega de treino) é muito maior. Levar sempre consigo uma garrafa com água é uma das dicas primordiais para evitar isso. Não compartilhar essa garrafa é outra. Cada um deve ter sua hidratação individual. Outra dica bastante importante é higienizar seu equipamento de treino (quimono, rashguard, etc…) sempre. Principalmente, para quem treina artes marciais que se utiliza um quimono, sempre o mantenha limpo. Entre um treino e outro, coloque algumas horas exposto ao sol, e nunca deixa de lavá-lo (algo tão simples, mas já vi praticantes ficarem semanas treinando com o quimono sem lavar. E isso, além de prejudicial, é muito “nojento”) sempre que der um intervalo entre uma semana de treinos e outra.

Última Dica

A última dica é: nunca deixe de treinar, apesar do frio. Não se acomode. Se aqueça praticando uma arte marcial, no inverno… De Dentro do Tatame! Um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top