Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Faltam 100 Dias

DE DENTRO DO TATAME: Faltam 100 Dias

Enquanto escrevo essa coluna, faltam exatamente 100 dias para que se inicie o Maior Evento Esportivo do Mundo. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam ter sido realizados em 2020 e foram adiados (correndo o risco de serem até cancelados) terão início no dia 23 de julho deste ano de 2021.  Tóquio sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1964, sendo assim, será a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos duas vezes na Ásia. Além disso, esta será a quarta edição dos Jogos a serem realizados no Japão. Juntamente com os Jogos de Verão de 1964, o Japão já sediou duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira vez foi Sapporo 1972 e a segunda vez foi Nagano 1998. Esses Jogos Olímpicos serão bastante atípicos, pois por conta da Pandemia de COVID-19, o comitê organizador decidiu que o evento não deverá contar com a presença de estrangeiros por conta dos temores quanto as variantes do SARS-COV-2, tendo a presença apenas do público local e de residentes.

As Lutas nos Jogos

Em 2021 serão diversas modalidades de Esportes de Luta disputadas em solo japonês. Desde as tradicionais Luta Livre e Luta Greco Romana, até a inclusão do Karatê, que é um esporte tradicional do Japão, além dos já bastante conhecidos Judô (que é a modalidade de maior número de medalhas para o Brasil) e o Tae Kwon Do. As lutas estão presentes desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e com o advento das transmissões televisivas das Olimpíadas é uma grande forma de divulgação e popularização de diversas modalidades. Sempre há um crescimento exponencial de várias modalidades (aconteceu isso principalmente com o Judô e o Tae Kown Do, no Brasil, após os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016) conforme o público tem conhecimento através dos jogos, e principalmente pelos resultados obtidos durante sua disputa.

Tradição

O Japão é o grande “favorito” para a conquista das principais categorias e modalidades de luta nestes jogos, principalmente no que se refere ao Karatê e ao Judô, que são esportes (lá, considerados muito mais do que um esporte) tradicionais do país. Hoje o Japão é quase imbatível nestas duas modalidades, e será ainda mais forte por estar disputando em seus próprios domínios. Essas duas Modalidades de Luta foram criadas lá, e são praticadas desde os primeiros anos de vida, e a estrutura disponibilizada para essa prática é de alto nível, fazendo com que os atletas japoneses sejam referência para o mundo todo. Não será nada surpreendente vermos um domínio quase total dos japoneses nos tatames olímpicos.

E o Brasil?

Quando se trata de Lutas, apesar de não serem uma grande força nos Jogos Olímpicos, o país não “faz feio” dentro dos tatames. No Judô, o Brasil já obteve vários resultados expressivos, inclusive obtendo Títulos Olímpicos em diversas edições dos jogos. Nas outras modalidades ainda não foram conquistados grandes resultados, mas existem atletas que pode surpreender em Tóquio.

Para Todos os Gostos

Os Jogos Olímpicos são bastante “democráticos” quando se refere a modalidades esportivas. São disputados desde esportes bastante conhecidos, como o futebol e o voleibol, até modalidades nem tão famosas, como o Badminton e o Polo Aquático. Seja… …De Dentro do Tatame… …da Pista, da Grama ou da Água, este será, como sempre é, o Maior Evento Esportivo do Mundo. Acompanhem, à partir de 23 de julho. Uma boa sexta-feira a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top