Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Feliz dia da criança

DE DENTRO DO TATAME: Feliz dia da criança

12 de outubro é uma data extremamente importante para todo o professor de artes marciais, independentemente qual seja a arte. Neste dia é comemorado o dia daqueles que fazem a nossa jornada no caminho de transmitir conhecimento, disciplina, respeito e todos os outros Preceitos das artes marciais, muito mais prazerosa e alegre, dia após dia. São esses “serhumaninhos” que levarão e passarão às próximas gerações tudo aquilo que receberam de nós, Senseis. 12 de outubro é o Dia das Crianças.

…Feliz à Lutar…

No ensino da arte marcial sempre procuramos enfatizar (os verdadeiros professores) os Princípios Marciais para que tudo que seja ensinado tenha um porquê e seja aplicado da forma mais correta possível. Em aulas para turmas infantis, isso é bastante aplicado, para que já comecemos na “base” todo o trabalho que será desenvolvido. A criança praticante de artes marciais não pode ser tratada, indevidamente, como um atleta ou um lutador. Deve-se ensinar, claro, todo o princípio mecânico e prático das técnicas da arte que esta pratica, mas não se deve exigir “excelência de execução” como exigimos muitas vezes de um aluno adulto. E isto se aplica também em questão competitiva. Há vários especialistas que afirmam que a idade ideal para se incluir uma criança em um ambiente competitivo seja à partir dos 12 ou 13 anos (o que eu concordo, e procuro enfatizar isso aos meus “kids”, e oriento os pais dos mesmos sobre isso) para que possa ser exigido deste pré-adolescente uma dedicação e um apuramento técnico para tal. Mas não são raras as crianças menores de 11 anos que se encantam com a possibilidade de competir e lutar campeonatos. Isso deve estar SEMPRE ligado à vontade própria da criança. Ela está alegre, feliz e com vontade de participar de um campeonato para se divertir? Está pronta, para no caso de não obter o resultado esperado? Isso não afetará sua vontade de participar das aulas? Vamos competir, mas nunca deixando a vontade de vencer ultrapassar a felicidade de participar.

…alegre à embalar o sonho infantil

Eu, particularmente, adoro dar aulas para crianças. Tenho uma imensa realização pessoal em ver uns “toquinhos de gente”, às vezes com 05 ou 06 anos de idade, executando uma técnica de Judô (arte marcial qual me dedico à dar aulas) da forma correta, depois de uma dedicação que muitos atletas adultos não tem, e ainda não sei de quem é a alegria maior, se minha ou deste “pequeno samurai”, como alguns se auto intitulam, inclusive. O brilho nos olhos deles é algo que dinheiro nenhum no mundo paga. Além disso, tu ouvires de um pai ou de uma mãe sobre a melhora disciplinar, escolar e física de uma criança que se encontrou e aprendeu a amar a arte marcial que tu ensinas e, devido aos teus ensinamentos, está se tornando uma criança (e futuramente um adolescente e adulto) melhor é, sem dúvida, o melhor dos prêmios.

Feliz Dia das Crianças

Para mim, sendo uma das datas comemorativas mais importante, como professor de artes marciais, gostaria de desejar à todos os pequenos praticantes de qualquer modalidade, um Feliz Dia das Crianças. E que nós, professores, tenhamos a sabedoria de valorizar sempre esses pequenos, pois é deles nossa dedicação sempre exclusiva, para que, mesmo que eles não saibam, continuam nos tornando sempre pessoas melhoras. Aprendemos muito mais que ensinamos, com esses “pequenos samurais”. Um grande abraço… …De Dentro do Tatame. Um bom sábado a todos e divirtam-se, neste dia, e principalmente, sejam crianças.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top