Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: História das artes marciais

DE DENTRO DO TATAME: História das artes marciais

A expressão arte marcial vem da cultura ocidental e termo refere-se, mais especificamente, às habilidades de guerrear e de lutar ensinadas ao homem por Marte, Deus da guerra. Já a palavra Arte vem do latim ars, e significa técnica, sendo compreendida também no mundo antigo como qualquer atividade humana ligada a manifestações de estética e de comunicação. De modo geral, as artes marciais abrangem as práticas utilizadas por exércitos em casos de confronto direto homem a homem. A origem dessa expressão é bastante antiga, talvez até datada da pré-história, nos primórdios do homem, e tem como objetivo primário a defesa e nunca o ataque. Já nos tempos modernos, as artes marciais saíram do campo de batalha e migraram para as competições esportivas. Como modalidade olímpica, a primeira luta a ser disputada em uma Olimpíada foi a Luta olímpica, conhecida também como greco-romana. Depois veio o boxe, que também surgiu na Grécia antiga; o Judô, que seria o resumo das artes marciais japonesas; o Tae Kwon Do, da Coreia e o Caratê, também japonês.

Tempos Modernos

Apesar de, na antiguidade estas habilidades serem utilizadas quase que especificamente para a defesa (pessoal e territorial), hoje não parece muito coerente utilizar-se das artes marciais para isso, mas existe essa aplicação. As forças policiais e militares de diversos países possuem treinamento em artes marciais (inclusive no Brasil, onde diversas polícias recebem esse tipo de treinamento) para evitar há cada dia menos a utilização de armas letais. Em diversos países o aprendizado de uma arte marcial está ligado inclusive à ascensão na carreira militar. Nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, para receber promoções o policial tem que seguir a graduação dentro do Jiu-Jitsu Brasileiro, que é ensinado obrigatoriamente nas forças policiais.

Mudança de Visão

Da orientação e aplicação militar, a arte marcial se tornou uma forma de educação, inclusive para crianças em idade pré-escolar, sendo que algumas, como o Judô por exemplo, reconhecidas pela UNESCO como a prática esportiva ideal para iniciação esportiva. Diversas escolas pelo mundo adotam as artes marciais para ensino da educação física escolar, propiciando uma aplicação completa de seus conceitos e preceitos dentro deste ambiente. Com isso, aplica-se não só a parte técnica destas práticas, mas vão sendo incluídos no desenvolvimento das crianças coisas como disciplina, companheirismo, espírito esportivo, dentre tantos outros aplicados no ensino destas modalidades.

Visibilidade

Além disso, com o advento da modernidade as artes marciais passaram a ser mais divulgadas e foram se desenvolvendo de forma que a sua prática, principalmente esportiva, fosse acompanhada por cada vez um número maior de pessoas ao redor do mundo. Hoje um dos maiores eventos de artes marciais do mundo, o UFC, é visto em praticamente todos os países do globo, e é o que mais vende pay-per-view dentre todas as modalidades esportivas, além de lotar ginásios e até estádios à cada evento (antes da pandemia, claro). E ainda temos as modalidades olímpicas, que também levam muito público para assistir, e os eventos mundiais de cada modalidade, que também recebem grandes públicos, como o Judô, o Jiu-Jitsu, entre outros.

Escrevendo a História

E a arte marcial está sempre em constante desenvolvimento, mudança e adaptação. Desde seus primórdios, quando eram praticadas em batalhas, até hoje… …De Dentro do Tatame. Um bom sábado a todos, e não esqueçam: FIQUE EM CASA!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top