Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Hoje é Dia de Judô, bebê

DE DENTRO DO TATAME: Hoje é Dia de Judô, bebê

Na próxima segunda-feira, dia 28/10 será comemorado o Dia Mundial do Judô, referente à data de nascimento do seu criador, o Grande Mestre Jigoro Kano, nascido em 28 de outubro de 1860.

Mestre Kano criou o judô à partir da arte marcial Japonesa chamada de Ju-Jutsu, ou Arte Suave, em tradução livre. Kano era uma criança de saúde bastante frágil, e chegou à adolescência da mesma forma, e assim sendo, procurou, mesmo contrariado por seu pai, praticar uma modalidade esportiva que melhorasse sua condição, imaginando que a luta o ajudaria a se defender das constantes agressões que sofria na escola. Ao começar a praticar o Ju-Jutsu, o jovem Kano teve muita dificuldade, pois esta arte marcial exigia, sobretudo, o grande uso da força e capacidade física, coisas que o mesmo não possuía. Kano, à época, era um jovem de aproximadamente 1,55 m de estatura e pesava próximo dos 50kg, além de sua já comentada frágil saúde. Sentindo que não teria desenvolvimento nenhum se continuasse a praticar o Ju-Jutsu daquela forma, ele decidiu “adaptá-lo” ao seu porte físico, para que qualquer pessoa pudesse praticá-lo. Além disso, instituiu na prática da arte marcial o treinamento físico, filosófico e moral, criando assim o que hoje conhecemos como judô, significando o caminho da suavidade, que abrange não só a parte técnica da arte marcial, mas todo um contexto geral, ao percorrer este caminho.

O que é o Judô

Hoje o judô é um dos (senão o mais) esportes de luta mais praticados no mundo todo e seu berço está no Japão. Uma particularidade interessante relacionada ao judô, é que é a arte marcial ensinada e praticada da mesma forma em qualquer lugar do mundo e sem “ramificações” de estilos. Além de ser uma modalidade olímpica (inclusive é a modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil) é o esporte, reconhecido pela UNESCO, mais adequado para a iniciação esportiva de crianças, jovens e adultos, os 04 aos 21 anos. Mesmo sendo suspeito para comentar sobre o assunto, pois pratico o esporte há 13 anos, o judô é realmente um esporte “apaixonante”, em sua essência de promover o crescimento técnico, físico, moral e intelectual. Quem veste o judogi (quimono usado para a prática deste esporte) pela primeira vez, pode estar certo de que sua vida mudará para todo o sempre. Ao pisar no dojô (local utilizado para a prática deste esporte) certamente tu estarás tendo uma visão completamente diferente de tudo, a partir dos ensinamentos do sensei (aquele que transmite o conhecimento deste esporte. Quando o mestre Jigoro Kano idealizou a mudança do Ju-Jutsu para o judô, e mudou a forma de praticar esta arte marcial, procurando aplicar a educação física à prática de de luta e instituiu um código moral para tal, fez com que todos fossem aptos à entrar em um dojô e conhecer o judô.

Quem pode praticar Judô?

Mestre Kano fez com que o que era considerado um esporte violento e só destinado aos mais fortes, tivesse uma aceitação muito grande pela parte dos “menos favorecidos” fisicamente. Hoje praticamente não existe um “padrão” de praticante da modalidade. crianças, jovens, adultos, idosos, todos podem começar a praticar essa modalidade esportiva. E digo, por experiência própria, que é só começar e nunca mais querer parar. Você quer praticar judô, procure um bom dojô, um bom sensei, e comece… …independentemente da sua idade ou condição física… …o Judô é para todos… …e veja um mundo diferente… …De Dentro do Tatame. Um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top