Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: (Já não) somos tão jovens

DE DENTRO DO TATAME: (Já não) somos tão jovens

Muitos não sabem, mas a maioria das competições de Artes Marciais, além de serem divididas por PESO, também são divididas por IDADE. Essa divisão é chamada de CLASSE. O alto rendimento é classificado como SÊNIOR, onde atletas com 21 anos ou mais (normalmente entre os 21 anos e os 29 anos de idade) estão incluídos e assim competem, inclusive em GRAND PRIX, GRAND SLAM, MUNDIAIS e JOGOS OLÍMPICOS, de várias modalidades de lutas, como o Judô, o Karatê, o Tae Kwon Do e o Jiu-Jitsu. Abaixo disso, temos as CLASSES JUVENIS e as INFANTIS, e acima disso, temos a CLASSE MASTER, onde os “menos jovens” estão (inclusive este que vos escreve) incluídos. Atletas, profissionais ou amadores, acima dos 30 anos, que por amor ao esporte que praticaram durante praticamente a vida toda e ainda praticam, mostram que realmente “a Arte Marcial não tem restrição de idade”.

BEM VALORIZADOS

Hoje existem campeonatos específicos para a CLASSE MASTER em diversas modalidades de luta, até em nível mundial, como é o caso do Jiu-Jitsu e do Karatê. Um bom exemplo é o Mundial Master da International Brazilian Jiu Jitsu Federation, que acontece todos os anos, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos da América, considerada por muitos entendidos do assunto a “MECA” dos Esportes de Luta. Nesta competição, os melhores do mundo na CLASSE MASTER do Jiu-Jitsu disputam as medalhas de suas categorias e no absoluto, conforme sua graduação. E não deixam nada a desejar, em termos de dedicação e qualidade técnica. No caso do Judô, onde as competições da CLASSE MASTER não são “tão profissionais” quanto no Jiu-Jitsu, há um aumento significativo (até pela razão de todos os praticantes que não deixarem de sê-los, envelhecerão, algum dia) de praticantes se aventurando a participar dos campeonatos nesta classe. Hoje a maioria dos Senseis (Professores de Judô), além de instruir seus alunos durante as competições, também inspiram os mesmos, entrando no tatame e lutando entre si.

AUMENTO SIGNIFICATIVO

Além disso, existem “simples atletas” da CLASSE MASTER que competem, também. No caso do Judô e do Jiu-Jitsu, que é o “meu meio”, é nítido o aumento do número de atletas iniciantes, que já começaram com uma certa idade (digo, acima dos 30 anos) colocando o “kimono pra jogo” e conquistando suas medalhas, competindo desde os primeiros passos na Arte Marcial, independentemente de suas graduações. Isso demonstra mais uma vez que a “Arte Marcial não tem idade” e que a prática da mesma só traz benefícios. E como a competição na CLASSE MASTER (à qual eu faço parte, inclusive, tanto no Judô quanto no Jiu-Jitsu) não é tão acirrada como nas CLASSES MENORES, como a SÊNIOR, os “atletas veteranos” acabam por desenvolver uma grande amizade entre si e não uma rivalidade, ao contrário do que acontece normalmente. Mais um benefício da prática da Arte Marcial.

UMA VEZ MASTER, MASTER PRA SEMPRE

A CLASSE MASTER tem uma particularidade, bastante interessante, inclusive. Em todas as outras, sendo ela SUB-11, SUB-18 ou SÊNIOR, por exemplo, tem um início de ciclo e um final. Na CLASSE MASTER, não. Uma vez MASTER, sempre MASTER. Entramos nela ao completarmos 30 anos de idade… …e como só vamos “somando idade”, não saímos mais. Aos 30 ou aos 95 anos, somos MASTER, e não temos escolha. E não, isso não é algo ruim. Pelo contrário. Nos mostra que apesar da idade continuamos na atividade, na luta, mostrando nossa capacidade… …De Dentro do Tatame. Um grande começo de ano e um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top