Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Motivação

DE DENTRO DO TATAME: Motivação

Substantivo feminino que significa o ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo. Há vários tipos de motivação, quando procuramos a prática esportiva, sendo ela uma Arte Marcial ou não. Inevitavelmente o que nos move nesta prática é sempre algum “fator motivador”, independentemente de qual seja ele.

Aprendizado

Não raramente somos motivados pela ideia de procurarmos cada vez mais conhecimento, para que nossa prática esportiva se torne melhor, e isso é um grande motivador para que sempre procuremos atingir um “nível” cada vez mais alto. Nas artes marciais um dos principais fatores motivadores é a conquista da faixa preta, que é um “grau de aprendizado” bastante elevado, principalmente para quem vê de fora a prática da arte marcial. E, mesmo após a conquista da tão sonhada faixa preta, esse aprendizado continua, e dentro das mais variadas artes marciais que adotam o sistema de graduação por Faixas Coloridas, é somente o começo da jornada no caminho do conhecimento. E quem pratica uma arte marcial entende que esse aprendizado nunca termina e o conhecimento não ocupa espaço, mas abre muitos caminhos.

Resultado

Algumas pessoas, além buscar o conhecimento teórico-prático da arte marcial que praticam, decidem buscar a excelência técnica, tento como principal fator motivador, a obtenção de resultados competitivos. “Ah, mas tu não disse que não se deve buscar somente o resultado competitivo, principalmente na prática das Artes Marciais?!” Sim. E continuo dizendo. Não se deve procurar somente o resultado competitivo, mas também procurá-lo, não esquecendo das outras áreas, é válido e um bom fator motivador, para a obtenção de conhecimento. Muitos atletas de esportes de luta têm como motivador a tentativa de participar de uma competição olímpica ou competição de nível mundial. E para isso, também não deve esquecer de buscar o conhecimento total da arte marcial que se pratica. A obtenção desse resultado se dá através de muito esforço e treinamento.

Estabilidade Financeira

Hoje, muitas pessoas que praticam artes marciais têm também como motivação a possibilidade de ter como fonte de renda uma atividade que lhes faz bem. É um “mercado” bastante promissor, trazendo várias possibilidades de “negócio” e fazendo com que esses praticantes busquem (sempre ele) o conhecimento necessário para se tornarem professores de arte marcial. Temos, ao longo dos tempos, diversas histórias de praticantes de artes marciais que fizeram de seu antigo “hobby” seu atual “ganha pão”, tendo muito sucesso em investir seu tempo na busca por conhecimento e tendo a possibilidade de repassá-lo à outras pessoas, ministrando aulas remuneradas.

Realização Pessoal

E todos estes fatores motivadores acabam por se encontrarem e fazendo com que a principal motivação de todo o praticante de artes marciais seja mesmo a realização pessoal. Seja essa realização uma conquista esportiva, um título ou dinheiro, o que nos motiva é nossa própria vontade de chegar a um determinado objetivo. Nas artes marciais, toda essa motivação se dá… …De Dentro Do Tatame. Um bom sábado a todos. Se cuidem. Usem máscara e álcool em gel. E se puderem, fiquem em casa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top