Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: O esporte e a política

DE DENTRO DO TATAME: O esporte e a política

No próximo domingo, dia 15 de novembro, será o dia da “Festa da Democracia”, onde elegeremos os novos (ou não) prefeitos e vereadores de nossos municípios. Tudo bem, tudo certo. Mas o que isso tem a ver com esporte? Bem… …tudo. Quase todas as coisas que regem nossa vida em sociedade vêm da política, sendo elas boas ou más. E para o esporte não é diferente. A política tem um papel bastante importante na organização e prática esportiva, seja ela profissional ou amadora.

Apoio do poder público

A boa política traz grandes benefícios para o esporte, tanto para a prática, quanto para a parte estrutural e organizacional. Já falei algumas vezes na coluna sobre o apoio do poder público, e isso não se refere somente ao apoio financeiro. O poder público (e aí entra a parte política do esporte) tem a capacidade de destinar uma quantidade de verba tanto para competições, quanto para os nomeados projetos sociais, para que estes desenvolvam seu trabalho e contribuam para que possamos moldar uma sociedade mais justa, mas não só isso. Quando o poder público tem uma “sintonia” com as práticas esportivas, essas ganham uma grande capacidade de desenvolvimento dentro de um município. Trabalhos de profissionais de educação física em conjunto com Secretarias de Esportes, Cultura e Lazer trazem um grande benefício a comunidade local. E esse apoio não se dá somente destinado verbas, mas também desenvolvendo projetos em que o esporte é trabalhado através destas políticas públicas. Esse apoio também pode se dar por meio de apoio à eventos a serem realizados dentro do município, em conjunto com a iniciativa privada, e mesmo sem nos darmos conta, estamos participando de uma forma de política.

Desenvolvimento social

O esporte contribui bastante não só para a saúde, mas também para o bem estar social de uma comunidade. Sendo assim, é de grande importância que haja dentro do município, algum tipo de projeto de desenvolvimento social através da prática esportiva, e isso é de responsabilidade do já citado poder público. Projetos que utilizem o esporte como ferramenta de inclusão e integração social fazem com que as comunidades tenham um maior desenvolvimento. E isso, também, é uma forma de política, chamada de política social. Quase que na sua totalidade, a prática esportiva com o cunho do desenvolvimento social necessita que tenha a interferência de políticas públicas e sociais, para que sejam relevantes para a comunidade em que ela está inserida.

Exercício de Cidadania

Quando depositamos o nosso voto na urna (hoje, eletrônica) estamos confiando toda nossa vontade em um candidato, tanto ao legislativo quanto ao executivo, que tivemos certa afinidade de propostas. Estamos fazendo nossa parte, para que a nossa sociedade tenha melhores meios de se desenvolver. Nós, praticantes de modalidades esportivas (principalmente os com maior consciência social), queremos que todos tenham a possibilidade de conhecer e praticar alguma modalidade. Então, analisemos bem esses candidatos. Vejamos os que tem reais propostas para o desenvolvimento esportivo de nossa cidade, e que à partir do próximo ano, os eleitos nos apoiem para que possamos representar nosso município… …De Dentro do Tatame. Um bom sábado e uma boa eleição a todos. E ao ir votar, use máscara e obedeça todos os protocolos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top