Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Pilares da Prática de uma arte marcial

DE DENTRO DO TATAME: Pilares da Prática de uma arte marcial

É uma pena que ainda hoje alguns achem que o que se ganha (tanto financeiramente, quando em resultados esportivos) valha mais do que o que se aprende. E não falo somente em relação as técnicas ou ao condicionamento físico que a prática de uma arte marcial nos proporciona. Falo em moral, respeito e disciplina, que os anos percorrendo o caminho destas práticas nos traz por aprendizado. E isso não é qualquer um que ensina, não é qualquer um que aprende e, tristemente não é todo o atleta e professor de artes marciais que pratica. Acho muito válida a questão de incentivar os atletas a competir, ganhar medalhas e troféus, mas não deve-se tornar isso o objetivo principal do Dojô (local de treinamento de uma arte marcial). Ouvi uma frase certa vez, que acredito que já tenha escrito aqui na coluna, que marcou minha jornada inteira dentro do Judô e do Jiu-Jitsu, e que serve para todos os praticantes de qualquer arte marcial. Uma pessoa que eu admiro muito disse, acertadamente, que “as medalhas enferrujam, os troféus se quebram, mas o que nós levamos da prática da arte marcial, que é justamente o respeito, a disciplina e a moral, isso fica para sempre”. E ainda completou, dizendo que “a maior recompensa para um praticante de arte marcial, não é o que ele ganha com a arte marcial, mas sim o que ele se torna com a arte marcial”, o que concordo plenamente.

Moral

Os valores morais tratam do bem e do mal, dos comportamentos sociais, investigando sobre uma visão mais crítica a atividade social do homem, o seu agir, sobre atitudes agressivas e principalmente do respeito com o outro. Nas artes marciais esses valores se expressam nitidamente nos comportamentos sociais, enfatizando o respeito, a lealdade, a disciplina e a hombridade, na tentativa de desassociar a visão de que a prática é violenta, ou visa o interesse em vencer a qualquer custo.

Respeito

Na prática da arte marcial sempre se aprende, primeiramente o respeito, tanto ao Sensei (professor) quanto aos colegas. Isso, além de ser praticado dentro do ambiente de treino, é levado também para a vida social do praticante. Ensina-se por ser o principal pilar da Prática Marcial justamente para que o praticante tenha a visão de que o respeito é algo extremamente importante na sociedade e não só na hora de praticar uma arte marcial. O respeito mútuo é o que torna a prática de uma modalidade de luta diferente de uma forma de briga, e faz com que esta se torne atrativa para qualquer tipo de pessoal.

Disciplina

A principal característica associada as artes marciais sem dúvidas é a disciplina. Não uma disciplina punitiva, como erroneamente as pessoas associam as artes marciais, mas sim a disciplina exercida por uma figura de autoridade significativa e, principalmente, a autodisciplina. Um praticante de artes marciais deve estar ciente que a prática é uma busca constante por superação e graduação através de conhecimentos adquiridos e sofrerá resistências com certo grau de complexidade, como treinos árduos e que emanam a fadiga acumulada, condições climáticas adversas e volume grande de conhecimentos a serem adquiridos. E, sem disciplina, alcançar algum objetivo se torna muito difícil. Não só na prática da arte marcial, bem como na vida, disciplina é algo essencial para que possamos alcançar todo e qualquer objetivo.

Levando todo o aprendizado para a vida, que tivemos… …De Dentro do Tatame. Assim nos tornamos verdadeiros Artistas Marciais. Um bom sábado a todos. Fique em casa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top