Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Retomada!

DE DENTRO DO TATAME: Retomada!

Estamos em um momento que todos estavam ansiosos para que chegasse. As atividades físicas estão retornando, devagar, de forma controlada, com todo um protocolo de execução, mas estão retornando. Sabíamos que isso ia acontecer, e como disse, estávamos ansiosos para que isso acontecesse, o mais breve possível. Academias reabrindo, alunos voltando a praticar suas atividades, todos aqueles “projetos verão” sendo iniciados mais uma vez, bem como as academias de artes marciais, procurando se adequar aos novos modos de praticar suas modalidades de luta. Claro que esse ainda é só o princípio deste recomeço, onde temos que seguir um novo regulamento de prática de atividades físicas, mas dentro do possível estamos melhores do que há um ou dois meses atrás.

O novo normal!

Uma expressão que caiu no uso popular e tipifica o real cenário o qual estamos vivendo, no durante e, possivelmente, no pós-pandemia. Uso de máscara em TODOS os lugares onde haja o mínimo de aglomeração de pessoas é, pelo menos para a maioria, algo natural. A higienização das mãos com álcool em gel, da mesma forma. Dentro das academias também se exige, além da higienização das mãos, a higienização dos equipamentos de musculação (o que, em alguns lugares, já era orientada essa prática anteriormente) antes, durante e principalmente após a utilização dos mesmos. Isso, o que eu espero que siga sendo feito pós-pandemia, é bastante importante e muito benéfico, se realmente quisermos que esse retorno não seja novamente interrompido.

Retomada?

Mas isso é totalmente benéfico? Ou esse retorno é, ainda, um pouco precipitado? Esse assunto é um tanto quanto polêmico e sempre existem opiniões divergentes sobre ele. Muitos ainda acham que esse retorno deveria ser adiado até que uma vacina eficaz contra o COVID-19 estivesse em distribuição e utilização. Outros acham que devíamos ter retornado antes inclusive, pois a atividade física é algo essencial (o que realmente é, em “tempos normais”) para a manutenção da saúde física e mental. Mesmo que sigamos todos os protocolos de saúde orientados pelos órgãos competentes, sempre estaremos sujeitos ao contágio por este vírus ainda um tanto quando novo, no nosso ambiente. E como tudo isso ainda é algo bastante novo, dependemos de toda e qualquer orientação de profissionais gabaritados, para que possamos seguir a vida de uma forma que seja, ao menos, segura, enquanto não podemos segui-la normalmente.

Cuidado!

Há ainda algumas atividades que exigem um certo cuidado, devido ao intenso contato que elas proporcionam, como os esportes de luta, que é o que mais tratamos aqui na coluna. Estes, além de seguirem um protocolo rígido, pedem uma constante revisão de toda forma de praticar esses esportes. Estes vão sendo liberados para prática aos poucos, com um número ainda mais limitado de pessoas por vez, e seguindo uma orientação de higienização ainda mais controlada. Isso evita, assim como nas outras atividades físicas, que possam ser novamente interrompidas, se houver um aumento de casos de contaminação por COVID-19!

Seguimos!

Se praticarmos tudo o que nos é orientado pelos profissionais gabaritados e pelos órgãos competentes, isso só tende a melhorar. Ainda não estamos em uma “zona de conforto”, por isso devemos seguir sempre essas orientações. Minha vontade, assim como a de todos os praticantes de artes marciais, era que pudéssemos estar contando histórias… …De Dentro do Tatame! Mas se isso ainda não for possível, FIQUE EM CASA. E um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top