Você Está
Início > Notícias > Deputado Turra trata de segurança em visita a Rosário do Sul

Deputado Turra trata de segurança em visita a Rosário do Sul

No início desse mês, o deputado estadual Sergio Turra (PP) esteve em Rosário do Sul para tratar sobre assuntos relacionados com a segurança no campo. Ele conheceu os trabalhos realizados pelo Grupo de Apoio à Polícia Civil (GAPC) do município. Entre os assuntos tratados estava a apresentação do projeto que cria o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG/RS) e as instalações das Delegacias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).

Turra visitou o município no último dia 9, quando se reuniu com o presidente do GAPC, Toni Gonçalves, na Delegacia de Polícia (DP) da cidade. A entidade colabora para a manter a estrutura da DP de Rosário em pleno funcionamento. Além disso, apoiam a instalação de uma Decrab no município, assim como aconteceu em Bagé e Santiago.

Na oportunidade, foi encaminhado pelo parlamentar ao Sindicato Rural da cidade, um material de divulgação sobre as Decrab, com o objetivo de incentivar denúncias de crimes rurais e abigeato. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA), da Assembleia Legislativa, que é presidida por Turra. De acordo com o deputado, a falta de registros e informações é hoje o principal entrave enfrentado pelas polícias no combate à violência no campo. “O objetivo da mobilização é dar força ao excelente trabalho desenvolvido por esses policiais”, declarou.

Rosário do Sul foi sede da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato, que precedeu a criação das Decrab. Agora, a cidade é cotada para ser uma das cinco contempladas com as Delegacias Especializadas. Gonçalves reforçou à Turra da necessidade de colocar em prática a promessa feita pelo governo do estado durante a Expointer 2017, quando o município rosariense foi anunciado como um dos beneficiados com as Decrab. Segundo o presidente do GAPC, Rosário é um ponto estratégico importante na região. O deputado Turra se comprometeu em agilizar esse assunto junto ao executivo estadual.

Além das Decrab, foi abordado o projeto que cria o PISEG/RS, que posteriormente foi aprovado na Assembleia Legislativa por 42 votos a 1, sem emendas. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 129/2018, elaborado em parceria do Executivo com o Instituto Cultural Floresta (ICF), possibilita a empresas gaúchas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a compensação de valores destinados à segurança.

Foto: Divulgação / Sergio Turra / Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top