Você Está
Início > Notícias > Desafetação de área para regularização no bairro Lafar Azevedo é aprovada

Desafetação de área para regularização no bairro Lafar Azevedo é aprovada

Foi aprovado o Projeto de Lei nº 22/2019, o qual autoriza ao Poder Executivo a desafetação de área de implantação de equipamentos urbano em área verde, para fins de regularização fundiária do bairro Lafar Azevedo. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os presentes.

A desafetação é um fato administrativo, tem como foco a alteração da finalidade e destinação do bem público. Ressalvadas as limitações legais, os entes públicos podem dispor de todos os bens que estão sob seu domínio, inclusive alterando a sua finalidade, desde que, para tanto, seja observado o interesse público. Em alguns casos é necessário desvinculá-lo de uma destinação primária para atribuir-lhe outra, como no referido projeto. “No caso do bairro Lafar Azevedo, tem-se que ao longo dos anos ocorreram alterações na ocupação daquela área, vindo a consolidar-se a posse em local que inicialmente não constava como ocupada no projeto de regularização fundiária daquele bairro”, explica o projeto.

Entenda o caso

A regularização fundiária no bairro Lafar Azevedo foi aprovada pelo Poder Legislativo na sessão do dia 8 de abril. Com a aprovação do Projeto de Lei nº 11/2019, o Poder Executivo fica autorizado a alienar, mediante doação gratuita, os imóveis desmembrados de matrículas escritas no Registro de Imóveis de Rosário do Sul.

Leia mais noticias da editoria Política 

Neste primeiro momento, 79 famílias, cadastradas no projeto More Legal, receberão matrículas individualizadas com transferência de registro para o nome dos proprietários. Cerca de 50 famílias também receberão as escrituras nos próximos meses, conforme o secretário de coordenação, planejamento e meio ambiente, Marcos Paulo Silva.

Assista à Sessão Legislativa do dia 20 de maio na íntegra

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top