Você Está
Início > Notícias > Cidade > Desfile Farroupilha reúne cerca de 15 mil pessoas em Rosário do Sul

Desfile Farroupilha reúne cerca de 15 mil pessoas em Rosário do Sul

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam, na quinta-feira (20), o que foi considerado um dos maiores desfiles temáticos tradicionalistas dos últimos anos.

O público se posicionou no largo da rua Amaro Souto, em Rosário do Sul, para acompanhar a passagem das entidades rosarienses. O evento, antes previsto para o turno da manhã, teve início às 14h30 devido à instabilidade do clima. Com a tarde ensolarada, cinco mil cavalarianos participaram do desfile.

A abertura ocorreu com a chegada da Coordenadoria Municipal Tradicionalista (CMT) e seu coordenador Darci Gonçalves. A prefeita Zilase Rossignollo e o presidente da comissão dos festejos, Marcos Paulo Silva, acenderam o candeeiro crioulo que ficou sob a guarda dos Bombeiros Mirins.

Este ano o tema dos festejos farroupilha foi o Tropeirismo e a Feira de Sorocaba, com sua contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O desfile teve início com a passagem da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A primeira entidade a cruzar pela avenida foi o CTG Crioulos do Caverá, que teve à frente a presença dos Patronos dos Festejos de Rosário do Sul, Antônio Flores, Ângelo Flores e José Luis Machado Júnior.

As entidades homenageadas este ano foram o CTG Querência do General Abreu, por seu jubileu de 50 anos de fundação, e o Piquete de Tradições Gaúchas Os Maragatos, que celebra 30 anos. Jorge Enri Alves, patrão do Abreu, e a patroa dos Maragatos, Luciana Winkler Coelho, receberam placas de reconhecimentos das duas datas.

Entidades passaram pela Amaro Souto durante a tarde. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Os participantes também reverenciaram o fundador do movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul, Paixão Cortes, falecido neste ano. Além da lembrança da personalidade que inspirou o monumento O Laçador, foram homenageados postumamente tradicionalistas locais falecidos também em 2018, como Glenio Daison Gularte da Silva, fundador do CTG Adaga Velha e pioneiro nos desfiles temáticos farroupilhas; José Gabriel Soares da Rosa, membro do Grupo Farroupilha; e Everson Cordeiro, tradicionalista e o leiteiro (tambista) mais antigo do município.

O coordenador tradicionalista Gonçalves, emocionado, falou à reportagem da Gazeta sobre o sucesso da Semana Farroupilha. Em 2018 ele completou 10 anos à frente da CMT e ainda completou 40 anos de cavalgadas da busca da Chama Crioula: “Só tenho a agradecer à gauchada, CTGs, PTGs. Foi um dos desfiles mais lindos nos 10 anos como coordenador”, destacou. “Quero agradecer a Deus e a todos que contribuíram para a festa, e também à Gazeta de Rosário, pois ela faz parte da história da Coordenadoria”, pontou o tradicionalista.

Na cerimônia de encerramento dos festejos, além de ressaltar a grandeza do desfile, Gonçalves também lembrou as duas perdas para o tradicionalismo, Paixão Cortes e Glenio Daison. “Eles deixaram legados para prosseguirmos a tradição”, ressaltou.

Tradições gaúchas foram lembradas de diversas formas. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

O patrão do CTG Adaga Velha, Everton Barreto, igualmente comentou o sucesso do evento. “Ficamos orgulhosos de estar à frente do CTG, e com tantas coisas boas, lembrando do legado que ficou do Daison e de todos os outros que passaram pelo CTG. A Semana Farroupilha foi um sucesso”, declarou.

O presidente da Comissão dos Festejos, Silva, por sua vez, destacou o empenho dos grupos. “Cada entidade desenvolveu sua programação, que culminou com o espetáculo do desfile de 20 de setembro, onde nossa comunidade esteve prestigiando e vivenciando um dos maiores desfiles e apresentações temáticas e culturais”, disse.

A festa encerrou por volta de 19h, com a extinção da Chama Crioula.

Transmissão ao vivo

A Gazeta de Rosário, pela primeira vez, realizou a transmissão ao vivo do desfile de 20 de setembro de Rosário do Sul através da ferramenta Live em sua página oficial no Facebook (facebook.com/gazetaderosario).

A jornalista Dyuli Soares e o produtor publicitário Thiago Lima apresentaram o evento, realizando entrevistas e interações com os espectadores. Eles foram acompanhados por cerca de 20 mil espectadores, com alcance de aproximadamente 34 mil pessoas durante a tarde de quinta-feira (20), dos mais diversos locais do Brasil e até do mundo. Confira:

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top