Você Está
Início > Notícias > Cidade > Dia D Saúde é realizado em Rosário do Sul

Dia D Saúde é realizado em Rosário do Sul

Foi realizado no último sábado (8), das 15h às 18h, o primeiro Dia D Saúde, evento promovido pelo movimento Rosário do Futuro. A atividade contou com estudantes e profissionais de odontologia, fisioterapia, farmácia, psicologia, medicina, enfermagem, educação física, nutrição, biologia e medicina veterinária.

De acordo com Diego Oliveira, um dos organizadores do evento e integrante do grupo Rosário do Futuro, a atividade vêm sendo idealizada e planejada há quase dois anos e o objetivo é dar continuidade. “A ideia era iniciar com o [evento] da saúde, mas fazer outros também durante o ano em diferentes áreas: gestão, empreendedorismo, meio ambiente, ciências rurais. Além disso, dentro dos grupos que formularam essas atividades, muitas outras ideias surgiram”, explicou.

Para a cirurgiã-dentista Paola de Oliveira Correa, é gratificante retornar ao município trazendo os conhecimentos adquiridos na graduação podendo oferecê-los aos rosarienses. “Conscientizar a população da importância da escovação, da higiene bucal, passar o fio dental, envolver a saúde completa. (…) Está sendo bem produtivo, todo mundo está saindo satisfeito”, destacou.

Já a estudante de medicina, Natália Zambrano, comentou a importância de esclarecer dúvidas e conscientizar as pessoas. “A gente fica muito orgulhoso. Tanto de ver os amigos que também estudaram, sofreram, conseguiram conquistar um diploma, e hoje estão aqui tentando passar um bem maior para a sociedade. E eu fico muito feliz de estar aqui ajudando um pouquinho”, encerrou.

Em entrevista à Gazeta, Émilly Pons, também integrante do movimento explicou do que ele trata. “Nossa ideia é fazer acontecer a famosa frase “os jovens são o futuro do Brasil”; e nada melhor que começar na nossa cidade. Somos todos jovens que nasceram e/ou se criaram em Rosário, foram estudar e desejam reunir outros jovens para contribuir com a cidade por meio do conhecimento adquirido no ensino superior”.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O Dia D Saúde serviu para fornecer informações à população sobre os cuidados básicos de saúde, como também realizar atividades com o intuito de prevenir doenças. Serviços como aferição de pressão arterial e testes de glicemia foram oferecidos, além de diálogos com o objetivo de mudar hábitos para uma vida mais saudável. A comunidade também teve a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre a escovação.

Brindes foram distribuídos ao público durante a tarde que teve ainda mateada, com música ao vivo.

Rosário do Futuro

Conforme os integrantes do movimento Rosário do Futuro, que é formado por jovens nascidos ou criados na cidade, o grupo tem três pilares importantes.

  •  “Ações e Eventos” objetiva a disponibilização para a população de novos conhecimentos e orientações em diferentes áreas do conhecimento, por meio da mobilização de estudantes e jovens profissionais, busca-se capacitar a comunidade a encarar os desafios pessoais e profissionais que se apresentam a cada dia.
  •  “Controle Social” tem como objetivo atuar na conscientização da comunidade da importância de se despertar em cada cidadão o dever de acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, uma vez que escassos, devem ser empregados com máxima eficiência, eficácia e efetividade, tendo em vista que o bem comum deve ser sempre a prioridade.
  • “Proposição de Ideias e Projetos” visa a concepção de alternativas que possam impactar a vida da comunidade rosariense, promovendo o desenvolvimento social e econômico da população e, por consequência disso, do município de Rosário do Sul.
Ação foi realizada na Praça Borges de Medeiros

Reportagem e fotos: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top