Você Está
Início > Notícias > Destaque > Direitos das mulheres é tema de mais um Case de Sucesso

Direitos das mulheres é tema de mais um Case de Sucesso

Aconteceu na última terça-feira (16), mais um Case de Sucesso que debateu sobre os direitos das mulheres. Discorreram sobre o assunto as policiais civis Natiele Batistela e Rosângela Santana, além da ex-deputada federal Stela Farias (PT). O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e fez parte da programação em comemoração ao aniversário de 143 anos de emancipação político-administrativa de Rosário do Sul.

Natiele explicou ao público sobre feminicídio, políticas públicas para mulheres e os tipos de violências às quais a Lei Maria da Penha protege. Segundo ela, muitas mulheres acreditam que apenas a agressão física é considerada uma violência, quando na verdade há também a violência psicológica, patrimonial e sexual. A policial destaca que a violência sexual também acontece em relações de casais, não somente em casos onde a vítima não tinha intimidade afetiva com o agressor.

A importância de reconhecer e não subestimar uma ameaça também foi enfatizada. “Ameaça pode ser um aviso e se a mulher está na delegacia fazendo um registro, é porque ela já passou por muita coisa. O homem pode fazer uma ameaça, duas ou três, mas tem casos em que tem a primeira ameaça e na segunda já é a agressão”, disse Natiele. As policiais também destacaram que se a vítima não se sentir a vontade para fazer a ocorrência com um homem, é possível solicitar que seja realizada com policiais femininas.

Motivos que levam a mulher a não denunciar uma agressão foram elencados, como o medo, dependência financeira, preocupação com a criação dos filhos, vergonha da agressão, dúvidas sobre a punição, acreditar que terá sido a última vez e não conhecer seus direitos. A policial destacou a importância da denúncia que pode ser feita através do telefone 3231-2833 ou pelo 197.

Leia mais notícias da editoria Política

No segundo momento do evento, a ex-prefeita da cidade de Alvorada e ex-deputada federal, Stela Farias, também discorreu sobre o assunto. Ela falou sobre a importância do feminismo para a sociedade e o trabalho realizado como deputada. Abordou sobre possíveis políticas públicas que poderiam ser aplicadas para combater a violência contra a mulher.

O evento Case de Sucesso é promovido pelo Poder Legislativo e tem como objetivo debater temas pontuais para Rosário do Sul. Os assuntos são baseados em ações que já dão certo em outros municípios ou de relevância no atual momento. Trânsito, simplificação e desburocratização da máquina pública para facilitar a abertura de empresas, controle populacional de cães e gatos e oportunidade na educação já foram temas debatidos em outras edições do evento.

Esta edição do evento foi promovida em parceria entre o Poder Legislativo, Associação de Mulheres Rosarienses Ana Terra e Procuradoria Especial da Mulher.

Poder Legislativo entregou flores às palestrantes

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top