Ícone do site Gazeta de Rosário

Disputa entre Rosário e Alegrete em Rústica do Proanálise

A prevenção e promoção da saúde, mudança do estilo de vida e estímulo às atividades físicas são objetivos da Rústica e Caminhada do Laboratório Proanálise. A 6ª edição do evento foi realizada no último dia 29, com grande participação de rosarienses e atletas de outros municípios, principalmente do vizinho Alegrete. Nas rústicas, o domínio foi dos alegretenses, que venceram na categoria Geral, com exceção da feminina dos 5 km, que teve uma santamariense no topo do pódio. Já os rosarienses foram campeões em 13 categorias, contra nove para Alegrete.

A alegretense Adeline Rosso conquistou o título feminino dos 10km.

Na prova de 5 km, a vitória Geral foi do alegretense Plácido Ramos, e na categoria Feminina Raquel de Freitas, de Santa Maria. Os rosarienses Vilar Porto Jaques, Bernardo Apoitia, Jairo Guedes da Silva, Eduardo Alviane, Joanna Dorneles, Larissa dos Santos e Kelem Lima venceram em suas categorias.

Já nos 10 km, a vitória na Geral Feminina foi da alegretense Adeline Rosso, e no Masculino do conterrâneo dela, Odacir Rautter. Os rosarienses Alecsander Mainardi, Gilton Alexandre, Emerson Souza, Fábio Medeiros Dutra, Ariana Zanardo e Mara Severo venceram em suas categorias.

Além da rústica, outro grupo de pessoas participou de uma caminhada de 3 km, que saiu da Praça Borges de Medeiros e foi até a Praia das Areias Brancas, retornando. Na praça central, além da largada e chegada das rústicas, ocorreu um minicircuito para crianças, organizado pelo professor Ervandil Ortácio Filho “Dido Tri”. Os pequenos receberam medalhas de participação como incentivo para a atividade física.

Alegretense Odacir Rautter foi o melhor no percurso de 10km. Foto: Balloon Mídia Social / Divulgação

35 anos de Proanálise

Segundo o bioquímico e proprietário do Laboratório Proanálise, Sérgio Mesquita Dantas, a data serviu também para comemorar os 35 anos da empresa. Além disso, ele destaca o comprometimento do estabelecimento com o estímulo a uma vida saudável. “O laboratório tem o viés de prevenção e promoção da saúde das pessoas, para mudarem o estilo de vida. É um presente que a gente dá à população, estimulando a atividade física como um todo, com caminhada e corrida. Muita gente começou a correr depois de fazer caminhada”, explicou. Dantas ainda lembrou que “cada um corre em seu ritmo, não precisa competir. O desafio é contra si próprio e o importante é chegar ao final”.

Para o próximo ano, além da caminhada e rústica, a Proanálise planejado um passeio ciclístico.

Vencedores:

Rústica 5 km

Masculino

Feminino

Rústica 10 km

Masculino

Feminino

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Balloon Mídia Social / Divulgação