Ícone do site Gazeta de Rosário

Dois presos e 13 animais recuperados na Operação Querumana

Nesta semana, abigeatários que atuavam na região de Rosário do Sul e Alegrete foram presos na “Operação Querumana”.

A ação conjunta de policiais dos dois municípios, bem como a Inspetoria Veterinária alegretense resultou na recuperação e restituição de animais furtados, além da apreensão de armas de fogo, munição e outros objetos.  

A operação ocorreu entre os dias 28 e 29 de março, segunda e terça-feira. Patrulhas rurais das duas cidades, Polícia Civil de Rosário e Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Alegrete também participaram. Dois irmãos foram presos em flagrante na oportunidade e encaminhados à Delegacia de Polícia alegretense. Eles são suspeitos de cometerem crimes há bastante tempo na região.

O nome da operação se deu pela localidade Querumana, fica na divisa dos municípios. No local, foram apreendidos objetos furtados, cinco armas de fogo, munições e identificados 13 animais roubados, que já foram restituídos a seus proprietários. Quatro produtores haviam sido lesados, eles foram até o local e reconheceram os animais.

Também existia uma espécie de desova de pelegos e um ossário de animais que seriam oriundos de abigeato no local. Outros animais possuíam sinais de maus tratos. Ainda no mesmo lugar foram apreendidos dois suínos, um terneiro cruza Brangus/Braford e nove ovinos, entre ovelhas, capão e carneiro – todos vivos e restituídos às vítimas.

Leia mais notícias da editoria de Polícia

Na terça-feira, 29, a operação continuou com a restituição dos animais por meio da tricotomia, que consiste em raspagem e identificação da marca. Assim, outros cinco animais foram restituídos aos seus donos.

Os dois irmãos presos na Operação Querumana foram liberados antes de completarem 24h de detenção. Segundo o artigo 180-A do Código Penal brasileiro, o crime de abiegato prevê a pena de reclusão de dois a cinco, e multa.

APREENSÕES

Foto em destaque: Divulgação/Patrulha Rural/Brigada Militar