Você Está
Início > Notícias > Cidade > Duas ondas de frio estão previstas para esta semana no RS

Duas ondas de frio estão previstas para esta semana no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira (24), o prognóstico climático do inverno 2019, que teve início na sexta-feira (21). Além disso, o instituto emitiu o alerta de declínio de temperaturas previsto para esta terça-feira (25) e quarta-feira (26) com grau de severidade laranja. O aviso refere-se ao primeiro grande frio da estação.

A previsão do INMET é da chegada de uma frente fria que trará chuvas para grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça. Na sequência, o ar polar resulta no declínio das temperaturas.

As primeiras áreas a serem afetadas serão a fronteira com o Uruguai, Fronteira Oeste, Centro, Depressão Central, e Litoral, cobrindo mais da metade do RS.

Já conforme o MetSul Meteorologia, a onda de ar polar se estenderá por toda a Argentina, passando pelo Uruguai e Rio Grande do Sul, tomando conta do estado na quarta-feira (26).  Ainda de acordo com o MetSul, serão dez dias de oscilação no clima, com frio extremo e nova elevação na temperatura, seguida de mais uma frente fria. O MetSul informou ainda que há possibilidade de geada na quinta-feira (27).

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em Rosário do Sul as temperaturas devem começar a cair nesta terça-feira (25). A máxima prevista é de 21°C enquanto a mínima deve ser de apenas 5°C. O tempo permanecerá nublado pela manhã e para a tarde há risco de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo o INMET, as temperaturas devem cari ainda mais na cidade na quarta e quinta-feira. Já na sexta-feira (28), deve haver nova elevação na temperatura, ficando entre 18°C e 30°C no município.

O site Climatempo prevê a chegada de uma onda de frio no domingo (30) em Rosário do Sul. Com isso, a mínima na segunda-feira (1º) pode ser de apenas 1°C com possibilidade de geada e máxima de 11°C.

INVERNO – O prognóstico do INMET indica que as chuvas serão acima da média em grande parte da região Sul. Além disso, a maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo do trimestre, porém as temperaturas médias devem permanecer acima da média em grande parte da região Sul, exceto na metade sul do RS e leste de SC. Nessas regiões, o inverno ocorrerá dentro da normalidade com temperaturas mínimas podendo atingir valores abaixo de 0°C em áreas serranas e planalto, principalmente durante o mês de julho.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top