Você Está
Início > Notícias > Cidade > Programa e-Social é tema de palestra promovida pelo Senar-RS

Programa e-Social é tema de palestra promovida pelo Senar-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) promoveu uma palestra sobre o programa e-Social. O evento aconteceu na última terça-feira (26) no Parque de Exposições Ananias Vasconcellos.

O Programa Cidadania Rural, é desenvolvido pelo Senar e tem como objetivo levar aos responsáveis pela contabilidade no meio rural as informações necessárias a respeito de obrigações fiscais, contribuições e benefícios. O programa conta com a parceria de operação técnica da Receita Federal do Brasil, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Conselho Regional de Contabilidade. Uma das atividades planejadas pela Divisão de Gestão da Arrecadação do Senar é a divulgação do programa e-Social, o qual será obrigatório para todas as empresas a partir do mês que vem.

O programa e-Social é uma plataforma criada pelo governo para unificar as informações prestadas pelas empresas e substituir gradativamente a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), entre outras.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Segundo o coordenador do setor de gestão da arrecadação do Senar, Álvaro Carvalho, há um planejamento de implantação da plataforma. “A primeira fase iniciou em janeiro de 2018, para empresas com faturamento acima de 78 milhões. Uma média de 14 mil empresas foram atingidas até o momento. A partir de 16 de julho, inicia a nova fase com todas as demais empresas e empregadores de pessoa física. Deveremos atingir mais de 40 mil empresas e cinco milhões de empregados”, explica Carvalho.

Conforme a assessoria de imprensa do Senar, a partir de julho, seminários sobre Legislação Previdenciária Rural serão realizados junto a auditores da Receita Federal e analistas do INSS. O objetivo é esclarecer para produtores rurais, contabilistas, advogados e demais interessados os detalhes sobre a legislação previdenciária rural e previdência social.

Foto: Assessoria de imprensa Senar-RS / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top