Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ederson Mello é o novo guitarrista d’Os Serranos

Ederson Mello é o novo guitarrista d’Os Serranos

O tradicional conjunto musical gauchesco Os Serranos ganhou recentemente um novo integrante em sua banda: o rosariense Ederson Mello, guitarra e vocal que ingressou no grupo nesse ano de 2021.

O músico já realizou suas primeiras apresentações com o consagrado conjunto e acumula premiações por suas performances musicais. Ederson começou sua trajetória na música em 2004, em festivais nativistas, nos quais foi premiado diversas vezes. Dentre os principais, ele cita a Gauderiada da Canção Gaúcha de 2016, em Rosário do Sul, quando levou o primeiro lugar geral com a obra “Olores de Campo e Vida”, que possui melodia sua e letra de Joel de Freitas Paulo. “Foi algo que sempre levei a sério, mesmo em paralelo com os estudos”, contou ele, em entrevista à Gazeta.

Em 2012, o jovem foi convidado a integrar a dupla sertaneja Sandro e Cícero, onde permaneceu por 9 anos. Outra conquista foi a gravação do primeiro disco solo, no ano passado, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc – que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. O disco é instrumental e leva o nome de “Palello”.

Aos 32 anos, recebeu o convite para acompanhar Os Serranos em maio. “A recepção deles foi excelente, nos demos muito bem. Mas ainda tem muito trabalho pela frente. Apesar da acolhida, ainda tenho muito o que melhorar”, comenta.

Leia mas notícias da editoria Geral

As primeiras apresentações com o grupo, à exemplo da live em comemoração aos 40 anos da Sicredi Ouro Branco, gravada dia 20 de agosto, em Teutônia/RS, e transmitida pela página de Facebook da cooperativa.

Link para live:

SAIBA MAIS – O conjunto Os Serranos surgiu no ano de 1968, na cidade de Bom Jesus, serra do Rio Grande do Sul, primeiramente composta apenas pelos gaiteiros Edson Becker Dutra e Frutuoso Luis de Araújo. Em 1969 a dupla gravou o seu primeiro disco e a partir daí, o grupo musical já contou com diversas formações. Os Serranos realizam shows e grandes bailes pelo Brasil, já tendo se apresentado até nos Estados Unidos. Em 2009 e 2013, o Grupo foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Conquistou três discos de ouro em meio aos 32 lançados ao longo dos 45 anos de carreira.

Outro talento dessa terra

Ederson Mello não é o único músico de Rosário do Sul a integrar Os Serranos. Juliano Santos, 35 anos, é natural de São Francisco de Paula, mas reside no município rosariense há sete anos. Ele se mudou para a cidade em 2014. Escolheu o local por ser terra natal da sua esposa, onde a conheceu em meados de 2003, quando tocava em bailes com o grupo Os Mirins.

Juliano Santos

Baterista, Juliano entrou para Os Serranos em maio de 2019. “Nasci no meio musical. Meu pai, Gonzaga dos Reis, é gaiteiro. Eu e meus irmãos nos criamos no mundo dos bailes e festivais. Meu primeiro contato com a bateria foi aos 5 anos, foi amor à primeira vista”, contou ele, em entrevista à Gazeta. Aos 16, Juliano começou a tocar com Os Mirins e em 2008 foi morar no Paraná, onde tocou com bandas e duplas sertanejas.

Foi através de Juliano que o rosariense Ederson teve a chance de ingressar n’Os Serranos. “Eu que indiquei o ‘Edinho’. Ele está dando conta do recado, é um músico muito versátil e caprichoso, está somando muito ao grupo. Com certeza colherá bons frutos aqui conosco”, declarou o amigo e colega.

Foto em destaque: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top