Você Está
Início > Notícias > Destaque > Inscrições abertas para edital do programa Mais Médicos

Inscrições abertas para edital do programa Mais Médicos

Na última terça-feira (20) foi publicado no Diário Oficial da União o edital do programa Mais Médicos. As inscrições começaram nesta quarta-feira (21) e estendem-se até o dia 25 de novembro. Conforme o edital, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. O objetivo é preencher as vagas dos médicos cubanos que sairão do programa. São 630 vagas destinadas ao Rio Grande do Sul, sendo duas delas para Rosário do Sul.

Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever através do site maismedicos.gov.br. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. O prazo final para que os médicos aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

Conforme informações do Jornal do Comércio (JC), o prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil, por discordar de exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Com isso, mais de oito mil médicos cubanos que atuavam no programa vão deixar o país.

Leia mais notícias da editoria Política

São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. Em Rosário do Sul, duas médicas cubanas atuam no município. Uma delas atende no Estratégia da Saúde da Família 4 (ESF 4) no bairro Ana Luiza, e a outra atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Artidor Ortiz. Além das duas médicas cubanas, há outros três profissionais que participam do programa Mais Médicos no município, dois são uruguaios e um é brasileiro com formação paraguaia. Em contato com assessor administrativo da Secretaria de Saúde, Jair Oliveira, devido à instabilidade do site, as médicas cubanas ainda não foram desligadas do programa, por isso, as vagas ainda não estão disponíveis. “Deverá acontecer a reposição. Assim que nós desligarmos [as médicas cubanas] estaremos aptos a pleitear as duas vagas novamente, mas o sistema ainda está fora do ar”, disse Oliveira.

Leia mais notícias da editoria Geral

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local. O Ministério da Saúde estima que no próximo dia 27 haverá a abertura de nova chamada para os médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros.

Problemas no site

Nesta quarta-feira (21) o site de inscrições para o Programa Mais Médicos apresentou instabilidade. A plataforma saiu do ar cerca de três horas após a abertura das inscrições. Inicialmente, o governo afirmou que o sistema estava instável em função do “grande número de acessos”, mas depois informou que o alto número de acessos simultâneos é “característico de ataques cibernéticos” e que o Ministério da Saúde está investigando o caso. De acordo com a assessoria da pasta, mais de um milhão de acessos e 3.336 médicos inscritos já haviam sido registrados na plataforma, causando picos no site.

Foto: Imagem Ilustrativa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top