Você Está
Início > Notícias > Cidade > Enchente completa uma semana com mais de 600 desabrigados em Rosário

Enchente completa uma semana com mais de 600 desabrigados em Rosário

A enchente que atinge Rosário do Sul completa uma semana nesta quarta-feira (16) com mais de 600 pessoas desabrigadas na cidade e grande prejuízo na agricultura. Além de Rosário, Dom Pedrito, São Gabriel, Uruguaiana e Alegrete são afetadas pelas cheias dos rios na fronteira oeste e região da campanha.

Nesta quarta-feira (16), o nível do rio Santa Maria estava em sete metros e 68 centímetros acima do nível normal. O nível mais alto foi registrado na segunda-feira (14), quando a medição na régua da ponte Marechal José de Abreu marcava oito metros e 16 centímetros.

Com o Decreto de Situação de Emergência assinado na sexta-feira (11), a Administração Municipal começou a atender os desabrigados na mesma data, quando as primeiras famílias foram retiradas da Vila Carmelo pelo 4º RCC. As secretarias de Obras, Assistência Social e Saúde deram suporte e as famílias atingidas foram colocadas no ginásio da escola Oliveiro Thaddeo, no bairro Ana Luiza.

Na terça-feira (15), 42 famílias eram atendidas no ginásio, enquanto outras 114 estavam em casas de amigos e familiares. Conforme a Secretária de Assistência Social, além dos desabrigados, a pasta recebeu solicitação de outras seis famílias para auxílio com alimentos, pois atuam na área de extração de areia do rio e, com a enchente, o serviço ficou prejudicado. Os estragos causados em plantações ainda não foram calculados.

Na região, a cidade mais afetada pela enchente foi Alegrete, com mais de quatro mil desabrigados e uma parte significativa da cidade invadida pelas águas do rio Ibirapuitã.

INMET emite novo alerta de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu novo aviso de tempestade com grau de severidade de perigo, para parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.  O alerta é válido a partir da manhã desta quinta-feira (17) até a madrugada de sexta-feira (18).

Aviso do INMET alertava para tempestade nesta quinta-feira (17) (Foto: INMET / Reprodução)

Conforme o INMET, existe a possibilidade de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Ainda há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O alerta vale para as regiões Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Alto Uruguai, Serra, Planalto Médio, Missões, Campos de Cima da Serra, região metropolitana e parte do litoral norte do RS.

O aviso de perigo é do grau laranja, o segundo mais forte em uma escala de quatro fases usada pelo instituto para descrever eventos climáticos.

Foto destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top