Você Está
Início > Notícias > Cidade > Escola Leôncio leva tradição gaúcha para dentro da sala de aula

Escola Leôncio leva tradição gaúcha para dentro da sala de aula

No mês passado, vários trabalhos sobre a tradição gaúcha foram desenvolvidos com alunos em educandários de Rosário do Sul alusivos à Semana Farroupilha.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil Leôncio José do Nascimento, a equipe, com apoio dos pais dos alunos, decorou e transformou uma das salas em um piquete. O “Piquete do Leôncio” foi decorado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e recebeu várias atrações, como declamação da poesia “A Gauchinha” por Ana Luiza Funari Turra, e apresentação de chula com João Victor da Silva Reis e Samuel Soares Dornelles. Conforme a diretora Adriana de Aguiar Soares, todos os cuidados sanitários com relação à pandemia foram cumpridos, seguindo o decreto municipal.

Também se apresentaram, no último dia 17, Luiz Jorge do Prado e Evori Nunes, no “Caminho da Gaita”, com várias músicas gauchescas, e o poeta Ormuz Flores Esteves, que declamou uma poesia de sua autoria. A direção, professoras e equipe do Leôncio agradeceram a todos que colaboraram para a realização desses momentos. Além disso, está em andamento o concurso da prenda e do peão da escola, que deve ter o resultado final divulgado na próxima semana.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Na semana passada, dia 29, a escola divulgou o resultado das Chinoquinhas e Piazito 2021. As eleitas foram Maria Fernanda Postiglione e Maria Eduarda Brondani, respectivamente. Já o Piazito mais votado foi Benhur Marchezan. A direção agradece a participação de todas as famílias e parabeniza a comunidade escolar.

Poema de Ormuz Flores Esteves:

Levantei de manhã cedo um dia de madrugada

Botei meu chapéu, bombacha e botas com a espora bem calçada

Campereei naquela potra recolhi toda a potrada, atravessei campo e estrada

Para no dia 20 de setembro, dar uma grande desfilada

Chapéu preto na cabeça, saudando a gauchada

No lombo do meu cavalo, eu sou tudo e sem ele eu não sou nada.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top