Você Está
Início > Notícias > Destaque > Estação das folhas chega ao Estado com sol e temperaturas amenas

Estação das folhas chega ao Estado com sol e temperaturas amenas

Começou nesta segunda-feira (20), oficialmente, o Outono 2017. Às 07h29min, a estação das folhas se apresentou no País e dura até 21 de junho. A estação marcada pela transação gradativa do calor para o frio chegou com temperatura agradável e típica da época do ano. Na prática, esse padrão outonal já dura uma semana no Rio Grande do Sul.

Quem esperava tirar do guarda-roupa os casaquinhos e as blusas de manga terá que esperar. O outono será marcado por temperaturas mais elevadas do que a média para o período, chegando aos 28°C e, até mesmo, aos 30°C, conforme aponta a Somar Metereologia.

Conforme a previsão sazonal no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média deve ficar entre 0,2°C e 1°C acima das médias para o período em todo o Estado. O Sul ainda vai sentir um pouco de calor e há previsão de pelo menos uma frente fria por semana, provocando mais chuva do que queda de temperatura.

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono tem características das duas estações, mas com mudanças bruscas de temperatura.

Estação com chuvas

Segundo o boletim do Inmet, nos próximos três meses, a Região Metropolitana e Litoral terão chuva acima da média do período, enquanto na Serra e na Campanha, os índices pluviométricos permanecerão dentro dos níveis históricos.

No trimestre, apenas parte da Fronteira Oeste terá precipitações abaixo da média. No Estado, as médias do período por região são as seguintes: Nordeste (500mm a 600mm), Centro, Norte, Campanha, Serra e Fronteira Oeste (400mm a 500mm) e Litoral (média de 300mm e 400mm).

O número de dias gelados do outono de 2016 não deve ocorrer, mas devem ser esperadas algumas jornadas muito frias. O outono começa mais seco, mas tende a ter aumento da chuva à medida que se aproxima o inverno com o aquecimento projetado do Pacífico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top