Você Está
Início > Notícias > Destaque > Estado cancela vagas para o primeiro ano da Escola Independência

Estado cancela vagas para o primeiro ano da Escola Independência

No início de novembro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Independência, localizada no bairro Progresso em Rosário do Sul, recebeu a informação de que não poderia mais oferecer vagas para turma do primeiro ano. Conforme a direção da escola, a instituição está buscando reverter a situação e garantir o ano letivo de 2020.

A diretora do educandário, Silvia Regina Prates da Silveira, explicou que a escola observou que não estava conseguindo fazer as inscrições dos alunos e por isso dirigiram-se à 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a qual informou que as inscrições para o primeiro ano de 2020 estavam canceladas. A justificativa apresentada é que o Governo do Estado pretende municipalizar o primeiro ano do educandário. “Não há nenhuma documentação oficializando, apenas conversação com a CRE”, disse.

A partir do recebimento desta informação, a escola passou a se mobilizar para tentar reverter a situação. Os vereadores do município foram informados e aprovaram o encaminhamento  de uma nota de repúdio ao governo estadual na sessão legislativa de 25 de novembro. Na quarta-feira da semana passada, 27 de novembro, alunos, pais e professores fizeram uma caminhada pela cidade para alertar a comunidade sobre o que está acontecendo na escola.

Leia mais notícias da editoria Política

Na manhã desta terça-feira (3) a reportagem da Gazeta de Rosário entrou em contato com a 19ª CRE, com sede em Santana do Livramento, para solicitar uma justificativa do cancelamento das vagas. A chefe de gabinete da coordenadora Ana Alice Campagnaro, informou que não poderia repassar informações por telefone, nem enviar documentação por e-mail, somente pessoalmente.

A escola Independência possui 101 alunos do primeiro ao sétimo ano. Somente no primeiro ano, são 22 estudantes. Há também turmas da educação infantil, de 4 a 5 anos, que são a porta de entrada para a escola. Para 2020, seriam doze alunos, com idade de 5 anos, que começariam no primeiro ano da escola. A diretora Silvia orientou os pais destes alunos que procurassem outros educandários, para garantir o ano letivo. A escola está fazendo uma listagem com os alunos que pretenderiam ingressar no primeiro ano, o objetivo é mostrar ao Governo do Estado quantos alunos da região ficariam desatendidos.

“Se o Estado mantiver essa situação, os alunos que estão hoje na educação infantil 5 anos, já não vão ficar na escola. Essa é a nossa preocupação, porque as outras escolas são muito distantes, são mais de 10 quadras”, relatou Silvia. A instituição mais próxima seria a Escola Municipal Oliveiro Thaddeo, localizada no bairro Ana Luiza, que fica a 1,7 km da escola Independência.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Escola Independência / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top