Você Está
Início > Notícias > Cidade > Estado entra em alerta máximo contra a dengue

Estado entra em alerta máximo contra a dengue

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira, 20, que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue.

Já são mais de 9 mil casos confirmados este ano ocorridos dentro do Estado, chamados de autóctones. Entre esses, cinco mortes pela doença já foram confirmadas.

A declaração tem por objetivo o reforço na mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O foco são os 177 municípios, incluindo a Capital, onde o nível de alerta é maior pelo número de casos e óbitos registrados.

Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a necessidade de mobilizar e envolver toda a sociedade nessa tarefa. “É um compromisso com o cuidado”, disse. “O alerta máximo significa uma maior atenção com medidas fortes nas regiões de maior incidência”, completou.

Em Rosário do Sul, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na segunda-feira, 18, informava que havia seis notificações de focos de dengue na cidade e dois testes em análise. Dos quatro casos confirmados, três são autóctones e um importado, e uma pessoa está internada. Desde o início do levantamento, quatro pessoas se recuperaram da doença no município.

Atenção aos sintomas da dengue!

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor no corpo e nas articulações
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Mal estar e falta de apetite

Reunião tratou sobre medidas contra a infestação

Uma reunião na semana passada, dia 11, no Poder Legislativo, tratou sobre ações imediatas para a minimização da infestação de larvas do mosquito da dengue em Rosário do Sul. O presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Ustra e demais parlamentares, recepcionaram uma comitiva de representantes da Saúde da Administração municipal.

Na oportunidade, ficou definida a intensificação da campanha contra a dengue, criando a “Sexta Sem Mosquito”, que consistirá em uma parada de 10 a 15 minutos em estabelecimentos públicos, privados e residências para a vistoria e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Outra pauta foi a criação de 21 cargos de agentes de combate a endemias (ACE) para vistoriar os 16 mil imóveis do município. Um projeto seria encaminhado ao Legislativo para estas contratações. Atualmente, a Vigilância Sanitária (Visa) dispõe somente de três agentes para os serviços desta área. 

Foto em destaque: Assessoria de Imprensa/Legislativo de Rosário do Sul

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top