Você Está
Início > Notícias > Estado homologa decreto de emergência devido à estiagem em Rosário do Sul

Estado homologa decreto de emergência devido à estiagem em Rosário do Sul

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou nesta quinta-feira (19) o Decreto de Situação de Emergência assinado pela prefeita municipal Zilase Rossignollo (PTB) no dia 4 de março, sobre a estiagem prolongada que atinge Rosário do Sul desde dezembro.

A comunicação foi feita através da coordenadoria de Defesa Civil ao responsável pelo órgão em Rosário do Sul, Iran Najar. Além de Rosário do Sul, o Diário Oficial do Estado (DOE), tem publicados nesta quinta-feira a homologação de situação de emergência devido à estiagem para as cidades de Minas do Leão, Ibirapuitã e Mulimemo, Capão do Cipó, São Sepé, Jacuizinho, Mata e Ivorá, Arroio Grande e Vila Nova do Sul, Barros Cassal e Cruzeiro do Sul.

Leia mais notícias da editoria Política

Rosário do Sul chegou a ficar 25 dias seguidos sem chuvas. As primeiras de março ocorreram no sábado (14) e domingo (15), somando 70 milímetros. Nesta quarta-feira choveu mais 15mm, totalizando 85mm.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rosário do Sul, Gilberto Moreira, a chuva ajudou. “A chuva que veio amenizou a agonia dos campos nativos. Quanto às lavouras, os prejuízos já estavam consolidados, infelizmente. Esperamos que regularize as chuvas para melhorar os níveis dos rios e aguadas”, explicou Moreira. Somente na soja, as perdas são de 50% e em alguns casos chegam a 70%, conforme o Sindicato Rural.

Também existiam 45 famílias, conforme a Defesa Civil, sem água potável. A Defesa Civil, 4º RCC, Emater e Sindicato Rural levaram água para famílias do Rincão das Chirca e Sanga Seca, ambas no 4º Distrito São Carlos “Caverá”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top