Você Está
Início > Notícias > Cidade > Estudo aponta situação dos contêineres para resíduos sólidos em Rosário do Sul

Estudo aponta situação dos contêineres para resíduos sólidos em Rosário do Sul

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em conjunto com a Prefeitura Municipal realizou um diagnóstico sobre a situação dos contêineres para resíduos sólidos urbanos em Rosário do Sul. Foi possível constatar um baixo grau de conservação dos contêineres decorrente do mau uso.

O levantamento ocorreu no período de setembro de 2020 a março de 2021. Conforme o estudo, foram encontrados 59 contêineres sendo 55 de plástico. “Foram adquiridos e dispostos 75 contêineres plásticos, no momento da implantação da coleta indireta de resíduos sólidos domiciliares, portanto somente 73,3% encontram-se disponíveis para uso da população”, diz o documento.

Quanto à localização dos contêineres, 26 unidades estavam nas ruas General Canabarro, João Brasil, Barão do Rio Branco, Marechal Floriano Peixoto, Amaro Souto, Barão do Cerro Largo e General Osório. Os 29 restantes ficavam em ruas secundárias “e que não faziam parte da distribuição original, indicando que os contêineres foram levados para outros locais”, constatou o estudo.

O estudo também analisou a conservação dos mesmos. No total, somente 37,3% foram identificados como preservados e 62,7% como danificados. Foram contabilizados 62,7% contêineres para resíduos orgânicos, 30,5% para resíduos seletivos e 6,8% para resíduos mistos. Dentre os 37 contêineres azuis (para resíduos orgânicos), apenas 35,1% estavam preservados e o restante possuía algum tipo de avaria. Já 44,4% dos contêineres amarelos (resíduo seletivo) e 25% dos metálicos (resíduo misto) foram classificados como preservados. Outro dado importante observado é que 61,8% do total de contêineres adquiridos em licitação recente estavam danificados.

O levantamento também verificou acúmulo de lixo ao redor dos contêineres, situações de avaria, mau uso e depredação. “Foi levantada ainda a possibilidade de que os danos podem ser decorrentes da empresa terceirizada, responsável pela coleta de resíduo sólido domiciliar, não possuir caminhões adequados ao formato e ao material dos contêineres existentes”, diz o estudo. O estudo também indicou não haver separação correta dos resíduos sólidos no município, visto que resíduos orgânicos foram observados em contêineres de resíduos seletivos e vice-versa.

O estudo foi realizado pelas alunas de graduação da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel Gabriele Doyle Cezar, Stephani Gonçalves Fagundes e Bruna Acosta Barbosa Silva tendo como professora e coordenadora do Projeto de Extensão e do Acordo de Cooperação Cássia Regina Nespolo e com o auxílio da bióloga responsável pelo departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rosário do Sul, Letícia Souto de Freitas.

Foto em detaque: Gabriele Doyle Cezar / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top