Você Está
Início > Notícias > Cidade > “Eu Empurro Essa Causa” acontece em Rosário do Sul

“Eu Empurro Essa Causa” acontece em Rosário do Sul

Durante a manhã do último sábado (16), quem passou pela Praça Borges de Medeiros teve a oportunidade de colaborar com o movimento nacional “Eu Empurro Essa Causa”. Famílias que contam com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) recepcionaram a comunidade com chimarrão e folders informativos sobre a mobilização.

O “Eu Empurro Essa Causa” foi idealizado por mães que utilizam o BPC e buscam alterações na lei que regulamenta o benefício. O movimento reivindica alterações para melhor atender às famílias que dependem do BPC. Entre as mudanças estão beneficiar todo deficiente independente do grau e modificar o valor de renda exigida de um quarto do salário mínimo por pessoa, para três salários mínimos por família. Além disso, se comprovados  gastos maiores que o valor exigido, que a pessoa também seja beneficiada. O movimento busca também uma análise especial para o caso de doenças raras onde a renda ultrapasse três salários mínimos em virtude de gastos extras. A terceira mudança reivindicada é analisar, em casos de mais de um deficiente no mesmo núcleo familiar, a concessão de um segundo benefício ou valor de renda complementar proporcional para o custeio de gastos que o Estado tem o dever de tutelá-la, como tratamentos, medicamentos e equipamentos.

Cerca de 180 assinaturas foram coletadas

O movimento também está realizando um abaixo-assinado que posteriormente será enviado a Brasília. Quem compareceu ao movimento teve a oportunidade de assinar. Ainda é possível realizar a assinatura online, acessando o site www.peticaopublica.com.br e pesquisando “Mudança do Benefício Loas”.

Conforme Paula Jaques, uma das líderes do movimento em Rosário do Sul, o apoio da comunidade foi tímido, mas ativo. Em torno de 180 assinaturas foram coletadas. “As pessoas que passavam por lá, sentiam curiosidade pelo movimento e, quando explicada a situação, também aderiram à causa. Creio que conseguimos atingir nossas metas para o primeiro movimento. Quem sabe no próximo conseguimos chamar mais atenção a comunidade”, analisa Paula. O vereador Rogério Ustra (MDB) esteve presente na mobilização.

Paula Jaques e Daniela Santos, líderes do movimento em Rosário

“Não podemos mudar as lutas, mas podemos escolher como encarar elas”

Daniela Santos, outra líder do movimento na cidade, é mãe de três filhas que nasceram com uma doença genética rara que afeta a coordenação motora. Para ela, os critérios de concessão do benefício estão defasados. Um quarto do salário mínimo por pessoa corresponde a cerca de R$ 250. O pai das meninas é proprietário de uma oficina mecânica e, para não perder o direito de ganhar o benefício, Daniela não trabalha. “O BPC é pra ser usado com a criança, pra garantir uma boa qualidade de vida. Não é para sustentar a família pagando água, luz e gás, isso é obrigação dos pais. Mas como? Se a gente não pode trabalhar?”, questiona. “Essa é a realidade de todas as mães. Infelizmente, não podemos mudar as lutas, mas podemos escolher como encarar elas”, conclui a mãe.

Outra questão que está sendo reivindicada pelo movimento é que o benefício não incorpore à renda da família. Famílias que possuem mais de um deficiente ou até mesmo um idoso são prejudicadas na hora da concessão do benefício, como no caso da família da Daniela.

Sobre o movimento “Eu Empurro Essa Causa”, Daniela está esperançosa e disse estar disposta a mobilizar mais mães para reivindicar outros direitos que garantam a qualidade de vida aos deficientes. “Eu me encontrei com esse movimento. Tenho certeza que esse é o meu destino. Tenho certeza que é pra isso que eu sou mãe de três florezinhas”, acrescenta a mãe.

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top