Você Está
Início > Notícias > Destaque > Everson Sobreiro Muller é o secretário municipal de Indústria e Comércio

Everson Sobreiro Muller é o secretário municipal de Indústria e Comércio

Após um ano em que o comércio foi diretamente atingido pela pandemia de Covid-19, o novo ano apresenta desafios à nova gestão. O advogado Everson Sobreiro Muller assumiu a pasta da Indústria e Comércio e falou à Gazeta como pretende ajudar o município.

Do ano 2000, na gestão do prefeito Glei Menezes, até a cassação do prefeito Antonello, Everson trabalhou em vários setores do Poder Executivo. Em entrevista à Gazeta, o novo secretário contou como sua experiência servirá para fomentar o comércio local e a busca por novos investimentos.

Gazeta de Rosário: Quais os principais desafios que já pôde perceber na Secretaria de Indústria e Comércio?
Everson Müller:
Os principais desafios são fazer com que o Distrito Industrial ande mais a contento. Porque o Distrito Industrial, hoje, é um bairro da cidade, porém ele não perde a veia industrial que realmente é para o que ele foi criado. Então tem muitas empresas instaladas e muitas por se instalar. Estamos fazendo um levantamento geral. Muitas empresas vão ser regularizadas e vai ser dada a escritura definitiva àqueles empreendimentos que já estão funcionando há bastante tempo e já cumpriram com o objetivo. Organizar tudo para que a gente possa oferecer para investidores que tenham interesse em Rosário.

GR: E a relação comércio e pandemia?
EM:
Foi um desafio para quem estava na pasta e é um desafio para a gente também, para a prefeitura como um tudo. Porque o comércio, por mais que tenha a pandemia, por mais que os protocolos seja rigorosos, eu acredito que, mesmo assim, foi bem flexível tanto a administração principal com relação aos decreto.

GR: Como o senhor recebeu a pasta?
EM:
A secretaria não é muito complexa. A rigor a secretaria é bem organizada. O que a gente esperava ter recebido é a secretaria do jeito que era. Com salas amplas, com tudo organizado, tinha Sala do Empreendedor, a questão do distrito separada, toda uma formalidade. Inclusive, na época, o prefeito Antonello recebeu um prêmio de prefeito empreendedor pelo trabalho dele. Então hoje são somente duas salas e não conseguimos atender o empreendedor como recebíamos no passado.

GR: Quais as expectativas e objetivos futuros?
EM:
Queremos implantar a Rede Sim na Prefeitura porque de todos os municípios da região, somente Hulha Negra e Rosário do Sul não participam desse programa. O programa visa minimizar o tempo de abertura de uma empresa e tudo mais. Hoje se leva em média mais de uma semana para abrir uma empresa, às vezes até mais. E pelo SIM, o município abriria esse empreendimento sem toda essa burocracia que existe hoje, talvez em dois dias no máximo. Então é um desafio que temos pela frente. Nós vamos levar isso para o prefeito. Por enquanto estamos nos inteirando para saber o que tem aqui.

GR: Como o senhor vê a importância dessa secretaria?
EM:
Alguém tem que fomentar o comércio e a indústria. O município que não tem o seu comércio fortalecido, não tem empresas abrindo. Vemos muito baixa de alvará e isso é o que não queremos ver. Chega dos empresários procurarem a nossa cidade e não termos algo para oferecer a eles. Nosso foco é do desenvolvimento.

GR: Qual mensagem gostaria de passar à comunidade?
EM:
Nós faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que essa secretaria seja uma secretaria de vanguarda e que as pessoas se sintam bem atendidas. Que no ano de 2021 a gente organize tudo e em 2022 a gente chegue com toda a força.

Reportagem e foto: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top