Ícone do site Gazeta de Rosário

Exército Brasileiro realizou Operação Yaguaraté em Rosário do Sul

O Exército Brasileiro realizou na semana passada, em Rosário do Sul e imediações, a Operação Yaguareté. O exercício foi desenvolvido por Organizações Militares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja.

Na manhã do último dia 20, militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Lorena-SP) realizaram assalto aeromóvel, utilizando aeronaves de asa rotativa do 2º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Taubaté (SP). Em seguida, a tropa avançou pelo terreno, com a finalidade de conquistar uma cabeça de ponte aeromóvel, simulando um ataque à Vila Capela Saicã. A força oponente foi composta por militares do Centro de Adestramento Leste (Rio de Janeiro-RJ), utilizando dispositivo de Simulação de Engajamento Tático – DSET.

Foto: Defesa Net

Após o assalto aeromóvel e a conquista da vila Capela Saicã, aeronaves do 2º BAVEX realizaram transporte e desembarque de viaturas, armamentos e suprimentos para a força-tarefa aeromóvel. Na parte da tarde, as tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve implementaram ações para a manutenção da cabeça de ponte, até a junção, na manhã seguinte, com as tropas do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (Alegrete- RS). Após as tropas terem assumido o controle da vila, a força-tarefa aeromóvel realizou a exfiltração da área conquistada.

Já na última quinta-feira (22), uma comitiva composta por Oficiais Generais do Exército Argentino e do Exército Brasileiro desembarcou na vila São Simão, na região de Cacequi, a fim de assistir à demonstração das atividades realizadas durante o exercício.

Foto: Brigada Militar / Divulgação

INSTRUÇÃO – Na última sexta-feira (25), o 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar participou de instrução aos militares do Exército Brasileiro do 4º Regimento de Carro de Combate – RCC, na cidade de Rosário do Sul. Na oportunidade, o tenente Luis Fernando Ruisdias ministrou palestra ao efetivo em parceria realizada entre as instituições com o intuito de qualificação da tropa.

RESERVISTAS – O comando do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) informa sobre o exercício de apresentação da reserva (EXAR-2017). Todo o reservista que deixou o serviço militar ativo nos últimos cinco anos, deve se apresentar na organização militar (OM) mais próxima, entre 9 e 16 de dezembro. Também pode realizar a apresentação através do site www.exarnet.eb.mil.br, sendo que a última apresentação é obrigatoriamente presencial nas Oms.

Fotos: Defesa Net e Brigada Militar / Divulgação