Você Está
Início > Notícias > Cidade > Famílias desalojadas pela enchente retornam para casa em Rosário do Sul

Famílias desalojadas pela enchente retornam para casa em Rosário do Sul

A enchente nos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada começa a baixar em Rosário do Sul. Na tarde dessa sexta-feira, ambos os afluentes mediam 3,53 metros, sendo 2,33m acima do nível normal. Eles chegaram a ficar em torno de 5m acima da normalidade durante a semana, o que desalojou três famílias ribeirinhas de suas residências. Segundo a Defesa Civil do município, os moradores já puderam retornar para suas casas.

As cheias foram geradas pelas fortes chuvas que ocorreram na última semana em Rosário do Sul e nas nascentes dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, em Dom Pedrito e em Santana do Livramento. Os locais mais atingidos foram os bairros Progresso e Areias Brancas.

O nível dos rios estava acima dos 6 metros na manhã de segunda-feira (18), quando também estabelecimentos comerciais da Avenida Beira-Rio já estavam alagados com a cheia. Porém, na tarde de terça-feira (19) os níveis dos rios já começaram a baixar. As informações são da Defesa Civil e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Iran Najar, o nível do Rio Santa Maria neste sábado é de 2,71m. Mesmo nível que se encontra o Rio Ibicuí da Armada, segundo o Cemaden.

A estação meteorológica Climarosul aponta que a maior precipitação no município ocorreu no dia 14, sendo que o acumulado de uma semana ficou em 93 milímetros. A chuva deve retornar ao município na segunda-feira, segundo o INMet, que prevê apenas chuvisco com temperaturas máximas de 30°C e mínimas de 16°C. Antes disso, para esse sábado (23), o céu deve ficar encoberto, com temperaturas de 17°C e 20°C, e no domingo as nuvens devem diminuir, dando lugar ao sol, com temperaturas de 13°C e 28°C.

Já segundo o Clima Tempo, a precipitação para no domingo e retorna na segunda-feira, com previsão de 5mm, em pancadas durante à tarde e à noite. O clima deve ser seco durante a terça-feira(26), e voltar a chover na quarta-feira (27), quando o site aponta 5mm novamente.

Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top