Você Está
Início > Notícias > Cidade > Feira do Livro do Ruy Ramos resgata história de Rosário e incentiva leitura

Feira do Livro do Ruy Ramos resgata história de Rosário e incentiva leitura

Incentivar a leitura, releitura com a visão para fatos e interpretações: este foi o objetivo da 5ª Feira do Livro do Instituto Estadual Deputado Ruy Ramos, realizado no educandário durante toda a sexta-feira (18), reunindo a comunidade estudantil e visitantes.

Além do famoso sebo com livros usados e a comercialização de novos livros, na ocasião, foram apresentados trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, resgatando a história do município. Os projetos foram divididos por turmas e professores.

A turma 101 AE, dos professores Zaniglei Sampaio e Pedro Alberto Rangel, desenvolveu o trabalho sobre a Gauderiada, levando para a sala de aula troféus, discos, e a essência do festival, relembrando também a histórica canção “Brinquedos Guardados”. Os brinquedos antigos que os jovens e crianças de hoje não conheciam, puderem ser tocados e manipulados por eles. Na oportunidade, o tradicionalista Erthos Pacheco e família foram homenageados por serem pioneiros nos acampamentos do Festival.

Diretor Fernando Eli, com visitantes, e membros do educandário no projeto pontos turísticos, destacando a Serra do Caverá e o episódio conhecido como “Santinha do Caverá”

Os professores Zaniglei e Pedro ainda apresentaram os projetos que envolveram a história de Rosário do Sul, primeiro com os “Pontos Turísticos”, que incluiu a apresentação teatral da “Santinha do Caverá”, fato histórico que ocorreu em 1978 no interior do município, e “Rosário Antigo”, que incluiu uma sessão de cinema relembrando o Cine Teatro Fênix e o Cine Rosário, na era do cinema rosariense, enecerrada em 1989.

A professora Neli Fernandes de Souza foi eleita patronesse da feira do livro. Ela trabalhou no educandário de 1995 a 2007, nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Em entrevista a reportagem da Gazeta, ela falou da emoção de ter sido escolhida para esta homenagem: “Já estava afastada da escola há 11 anos e ser reconhecida pelo trabalho quando estive aqui como professora e incentivadora da leitura foi para mim uma honra; e ter recebido o título de patronesse fica na história da escola, na memória dos alunos”, destacou. Neli destaca que a tecnologia veio para somar no aprendizado, mas que o livro impresso ainda é o veículo de melhor circulação: “Não tem prazer maior de ter contato físico com o livro, folear suas páginas, sentir o cheiro de livro novo, tu te envolve na história, com os personagens e tu viaja naquilo. É diferente porque te passa emoção, o jeito com que o escritor faz sua obra transmite emoção e isso os computadores não nos dão”, comentou a professora.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O Diretor do Ruy Ramos, Fernando Eli Pereira, falou a respeito da importância da feira. “A expectativa era grande, principalmente com o tempo que nos ajudou, número grande de visitantes, a comunidade toda apoiando (…) A leitura é entendimento de vida e de mundo também”, pontuou.

“Viajando e Brincando na Leitura, apresentou historinhas aos pequenos com jogos lúdicos

Dentre os visitantes da Feira do Livro estavam a Sra. Antoninha Andreazza, viúva do poeta, escritor e incentivador da Gauderiada, Romeu Andreazza; a Sra. Dirce Fialho, viúva do poeta, escritor e premiado em festivais como a Gauderiada, Rubem Borges Fialho; o radialista e também premiado em festivais que incluem a Gauderiada, Joel de Freitas Paulo; a professora, historiadora e escritora Mara Souza; e ainda Erthos Pacheco, que foi homenageado.

Joel encantou-se por reviver fatos históricos: “temos que parabenizar a escola Ruy Ramos (…) pela belíssima feira do Livro. (…) Para nós é uma satisfação saber que ainda existem iniciativas desta envergadura e prática, pois a leitura te dá horizontes, faz bem para a alma”, frisou o radialista. “Estou matando a saudade desse tempo e espero que essa feira tenha vida longa e possa proporcionar oficinas como essa por muito tempo e que as pessoas possam reviver a história”, concluiu sobre as oficinas oferecidas durante o evento.

Vilmar Apratto, Janete Faccin, Renata Flores, Neila Londero, a patronesse Neli de Souza, Mara Souza e Aline do Prado na 5ª Feira do Livro do Ruy Ramos

Apresentações:

  • Jardim A e B (manhã) – professoras Adriana Aguiar e Marilha Pacheco – “João e o pé de feijão”;

  • Jardim A e B (tarde) – professoras Vera Correa e Larissa Santos – “Cantigas de Roda”;

  • Turmas 11 e 12 – professoras Carmem Berger e Eliane Prates – “O monstro que adorava ler”;

  • Turma 21 – professora Joziane Wincler – “Aventais dos Contos Infantis”;

  • Turma 22 – professora Alexandra Rodrigues – “Mundo encantado da Leitura”;

  • Turmas 31 e 32 – professora Liéle Cardoso – “A ovelha rosa da Dona Rosa”;

  • Turma 41 – professora Cláudia Soares – “A Paz”;

  • Turma 42 – professora Marina Rocha – “142 anos construindo a história”;

  • Turma 61 – professora Lara Acosta – “Jogos de Inclusão”;

  • Turma 71 – professora Luciana Gomes – “O desafio do Rei”;

  • Turmas 72 e 73 – professores Silvane Flores e Ricardo Prado – “Propriedades Medicinais das Frutas”;

  • Turma 83 – professora Adelita Nunes – “Jogos Matemáticos”;

  • Turmas 81, 82 e 83 – professora Ana Lúcia Leão – “A escola do professor Raimundo”;

  • Turmas 91 e 92 – Danielli e Carine – “Soletrando”;

  • Turma 101 – professor Rafael Porciúncula – “Recepção”;

  • Turma 102 – professoras Deise Santos, Carolina Espírito Santo, Cielia Pietro, Lara Acosta e Leia Aparecida – “Sala Lúdica”;

  • Turmas 200 e 300 – professora Magda Figueiredo – “Viajando e Brincando na Leitura- Jogos Lúdicos”;

  • Turmas 200 e 300 – professora Rosiélli Daiane – “Leitura e Teatro” na apresentação da peça “A menina que Detestava Livros”;

  • Professora Rosenara Martins – “História na caixa”;

  • Turma 101 AE – professores Zaniglei Sampaio e Pedro Alberto Rangel – “Gauderiada” e “Pontos Turísticos”.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top